Estado homenageia Sport Clube Gaúcho pelo seu centenário

Compartilhe

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul entregou ao presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto Neto, uma placa homenageando a entidade pelo seu centenário completado no último dia 18 de maio. Novelletto  recebeu das mãos do governador José Ivo Sartori em cerimônia realizada no Salão Negrinho do Pastoreio no Palácio Piratini, sede do governo estadual em Porto Alegre. Além da entidade, o Governo do RS homenageou os 36 clubes gaúchos de futebol que já passaram dos cem anos de história. Aos clubes foi entregue uma salva de prata (tradicional ornamento em formato de bandeja).

Entre os clubes homenageados esteve o Sport Clube Gaúcho, de Passo Fundo. O alviverde comemorou seu centenário no último dia 12 de maio. Recebeu a homenagem o presidente Gilmar Rosso. 

Novelletto retribuiu a homenagem entregando ao governador uma edição do livro do centenário da Federação Gaúcha de Futebol. Em seu discurso, o presidente agradeceu a homenagem e exaltou os clubes centenários que são parte importante desta história. Também presentes na cerimônia o 1º vice-presidente da FGF Luciano Hocsman e o 2º vice-presidente Nilo Job.

Sartori destacou o protagonismo do futebol gaúcho. "Nosso povo tem a característica de ser pioneiro. O Rio Grande do Sul é o estado, fora da Região Sudeste, com mais conquistas nacionais. São doze títulos, entre Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. E, desde 2006, a Seleção Brasileira vem sendo treinada por gaúchos: Dunga, Mano Menezes, Luiz Felipe Scolari e, agora, o Tite".

O governador também citou a força do clássico Gre-Nal e a importância dos clubes do interior: "São torcidas apaixonadas, que se identificam com os times. Sabemos que muitos de vocês fazem um trabalho social muito bonito. Por isso, fizemos questão de estender o patrocínio do Banrisul às cidades do interior. Porque o futebol e o esporte unem e precisam de incentivo", afirmou.

O secretário Victor Hugo falou sobre a relação entre o futebol e o desenvolvimento de outras áreas do Estado: "Sabemos que os jogos são capazes de encher estádios, hotéis e cidades. Isso movimenta o turismo e a economia. Por isso, vocês merecem nosso respeito e nossa homenagem".

Entre os presentes, estava também o ex-jogador e técnico da Seleção Brasileira, Dunga, a secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, o secretário extraordinário de Assessoramento Superior, Idenir Cecchim, além de prefeitos e presidentes ou representantes dos homenageados.



Fotos: Divulgação

Leia Também Gaúcho goleia o TAC na BSBIOS Arena Passo Fundo precisa reverter vantagem no Ginásio Capingui Antônio Freitas é o técnico do Passo Fundo Planalto News ao lado do Passo Fundo neste sábado em Salto do Jacuí