Corpus Christi: Arquidiocese celebra o Corpo e Sangue de Cristo

Compartilhe

Celebração que recorda a doação e o sacrifício de Jesus Cristo e convida os fiéis de toda a Igreja Católica para a partilha: a solenidade de Corpus Christi, que celebra o Corpo e o Sangue de Cristo, envolve as 53 paróquias da Arquidiocese de Passo Fundo nesta quinta-feira e faz memória à . Na Catedral Nossa Senhora Aparecida, a missa acontece às 15h e, depois, a comunidade é convidada para participar da tradicional procissão ao redor da Praça Marechal Floriano - onde os grupos de movimentos e pastorais da paróquia receberam a bênção do Santíssimo Sacramento.

Tapetes: passagem para o Cristo

Os tapetes de serragem, que tradicionalmente abrem caminho para a passagem do Cristo Eucarístico, assumem, a cada ano, formas e cores diferentes, de acordo com a realidade vivida pela Arquidiocese. Em Passo Fundo, as paróquias Santo Antônio, São José, São Vicente de Paulo e São Francisco de Assis irão confeccionar os tapetes com serragem, papeis e tintas para acolher a passagem do Corpo de Cristo nas procissões. Na região, as cidades de Pontão, Tapejara, Marau, Carazinho e Tapera também vão realizar a atividade.

                                                                                              

A médica veterinária Laís Rigo Tibola, integrante do grupo de jovens CLJ, de Marau, se envolveu na confecção dos tapetes e acredita que a ação permite a reflexão da comunidade. “O tema incumbido aos jovens do CLJ para a confecção do tapete foi “Sal da Terra e Luz do Mundo”. Com estes tapetes, o movimento busca mostrar para a comunidade que é preciso fazer a diferença no mundo e que estamos dispostos a isso”, comenta. Ela acrescenta, também, que este é o momento de a comunidade perceber a presença jovem na Igreja. “Fazer a confecção dos tapetes é um ato bonito, de amor. Tantas pessoas pensam que o jovem está perdido, mas através dessas pequenas ações conseguimos demonstrar para a sociedade que temos um diferencial”, conclui.

 

Além dos tapetes, parte das paróquias motivou, ainda, a doação de alimentos não perecíveis e de roupas que serão encaminhadas para famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

Significado

A expressão Corpus Christi vem do latim e significa Corpo de Cristo. Durante a última ceia Jesus pediu que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. "O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente".



--------------------------------------------------

Créditos: Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação

Leia Também Aberta a novena da Romaria de Nossa Senhora Aparecida Dom Osvino Both ministrou palestra em Passo Fundo Sarandi: tríduo da Romaria do Divino Pai Eterno terá início na quarta Rondinha vai sediar a 26ª Jornada Estadual Vicentina