Corpus Christi: Arquidiocese celebra o Corpo e Sangue de Cristo

Compartilhe

Celebração que recorda a doação e o sacrifício de Jesus Cristo e convida os fiéis de toda a Igreja Católica para a partilha: a solenidade de Corpus Christi, que celebra o Corpo e o Sangue de Cristo, envolve as 53 paróquias da Arquidiocese de Passo Fundo nesta quinta-feira e faz memória à . Na Catedral Nossa Senhora Aparecida, a missa acontece às 15h e, depois, a comunidade é convidada para participar da tradicional procissão ao redor da Praça Marechal Floriano - onde os grupos de movimentos e pastorais da paróquia receberam a bênção do Santíssimo Sacramento.

Tapetes: passagem para o Cristo

Os tapetes de serragem, que tradicionalmente abrem caminho para a passagem do Cristo Eucarístico, assumem, a cada ano, formas e cores diferentes, de acordo com a realidade vivida pela Arquidiocese. Em Passo Fundo, as paróquias Santo Antônio, São José, São Vicente de Paulo e São Francisco de Assis irão confeccionar os tapetes com serragem, papeis e tintas para acolher a passagem do Corpo de Cristo nas procissões. Na região, as cidades de Pontão, Tapejara, Marau, Carazinho e Tapera também vão realizar a atividade.

                                                                                              

A médica veterinária Laís Rigo Tibola, integrante do grupo de jovens CLJ, de Marau, se envolveu na confecção dos tapetes e acredita que a ação permite a reflexão da comunidade. “O tema incumbido aos jovens do CLJ para a confecção do tapete foi “Sal da Terra e Luz do Mundo”. Com estes tapetes, o movimento busca mostrar para a comunidade que é preciso fazer a diferença no mundo e que estamos dispostos a isso”, comenta. Ela acrescenta, também, que este é o momento de a comunidade perceber a presença jovem na Igreja. “Fazer a confecção dos tapetes é um ato bonito, de amor. Tantas pessoas pensam que o jovem está perdido, mas através dessas pequenas ações conseguimos demonstrar para a sociedade que temos um diferencial”, conclui.

 

Além dos tapetes, parte das paróquias motivou, ainda, a doação de alimentos não perecíveis e de roupas que serão encaminhadas para famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

Significado

A expressão Corpus Christi vem do latim e significa Corpo de Cristo. Durante a última ceia Jesus pediu que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. "O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente".



--------------------------------------------------

Créditos: Sammara Garbelotto
Assessoria de Comunicação

Leia Também Dom Rodolfo realiza visita pastoral em Sarandi Arquidiocese de Passo Fundo desenvolve campanha em apoio aos atingidos pelo temporal Domingo marcado pelas festas de Santo Antônio Assembleia da Ação Evangelizadora reflete o ver, julgar e agir