Corpus Christi: dia da reafirmação da fé no Cristo Eucarístico

Compartilhe
Um grande número de devotos participou da programação de Corpus Christi nas paróquias de Passo Fundo. Na Catedral Nossa Senhora Aparecida, houve celebração presidida pelo arcebispo dom Rodolfo Luiz Weber, seguida de procissão ao redor da Praça Marechal Floriano.
Havia a preocupação com a possibilidade de chuva no horário, mas foi possível a caminhada das famílias com tranquilidade durante à tarde.

Como parte do gesto concreto, foram apresentados os cobertores doados pela comunidade como gesto concreto, que serão destinados para as entidades que prestam apoio às famílias necessitadas. Também ocorreu a doação de alimentos não perecíveis, o que também se registrou nas demais paróquias da cidade e da região.

A expressão Corpus Christi vem do latim e significa Corpo de Cristo. Durante a última ceia Jesus pediu que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. "O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente".

A solenidade do Corpo e Sangue de Cristo nos leva à tomada de consciência da grandiosidade da amizade selada entre Deus e o Homem.   No passado, nos diz a primeira leitura tirada do livro do Êxodo, a aliança entre Javé e o Povo de Israel se dava através da aspersão do sangue de animais. Metade era aspergida sobre o altar, símbolo de Deus e a outra metade sobre o povo. Isso deveria se repetir sempre a cada ano.

No Evangelho, Jesus diz que ele está realizando a nova e eterna aliança, através do derramamento de seu sangue. Jesus a realizou na Ceia e no Calvário.

Na Ceia, Jesus dá graças ao Pai, como autor da vida, de todo dom. Ele o faz com seu sangue e seu corpo.






Produção: Luiz Carlos Carvalho e Gabriela Soldá (Rádio Planalto)

Leia Também Dom Rodolfo realiza visita pastoral em Sarandi Arquidiocese de Passo Fundo desenvolve campanha em apoio aos atingidos pelo temporal Domingo marcado pelas festas de Santo Antônio Assembleia da Ação Evangelizadora reflete o ver, julgar e agir