3 bases do Marketing Digital que todo empresário precisa saber

Postado por: Ionara Lermen

Compartilhe

O Marketing Digital é simples. Financeiramente atrativo. Totalmente aprendível. Indispensável. Se você empreendedor, grande ou pequeno, quer se fazer notado, é fundamental que conheça essa interação de canais que consolidarão sua marca e lhe colocarão em contato com seus clientes. Vamos a elas:

1. Seu site ainda é seu ponto central. Ele não morreu!

Pesquisas apontam que 72% dos negócios iniciam através de consulta ao site da empresa. Basta avaliar seus próprios hábitos de consumo. Se a empresa tem site, tem credibilidade! Todas as suas ações de Marketing Digital nas Redes Sociais podem ser maravilhosas, porém se o cliente quiser ir mais a fundo irá em busca de seu site. Até mesmo um simples compartilhamento de cartão de visitas vai leva-lo a uma pesquisa em seu site. Tome como exemplo você mesmo e seus comportamentos de compra. Reflita sobre o quanto um bom website lhe ajudou na tomada de decisão, na escolha de um fornecedor ou profissional.  Sendo assim, comece pelo começo! E não se esqueça de deixa-lo “responsivo” (adaptável para boa leitura e interação nos aplicativos móveis –celulares, tablets etc –). Importante: Dentro do site tenha um blog. *Calma, tire seus preconceitos sobre “blog” (ele não de detém apenas as moças de tutoriais de maquiagem na internet, mas vai de assuntos governamentais a técnicos e científicos) uma espécie de portal de notícias, fonte de informação para quem tiver interesse no seu produto ou serviço e todo o universo entorno deles. Fica aí uma subdica de ouro, que com a ajuda de um bom profissional, lhe dará leads (potenciais clientes) de qualidade. Será capaz ainda de gerar listas de contatos para sua equipe de vendas, além de auxilia-lo na construção de autoridade dentro do seu segmento.

2. Compartilhe conhecimento. Gere conteúdo. Seja referência:

Nessa tecla bato e continuarei a bater como quem vive na prática publicitária diária as maravilhas que uma vídeodica ou um texto informativo são capazes de trazer. Um post estático tem muito potencial se agregado a legendas bem escritas e interessantes. Esqueça a regra de número de linhas se você souber ser realmente bom com as palavras. Se o cliente tem interesse, ele lê! Em 4 linhas ou em 10. Aproveite a rica atenção da sua audiência e dê a ela genuinamente uma informação útil para a vida (é dica de alimentação? De como escolher um imóvel? Moda? Decoração? Educação? É um novo produto no mercado? É algo que todo mundo lhe pergunta no seu balcão todos os dias e você sabe muito bem esclarecer...então compartilhe!) Dar é melhor que receber, é bíblico, é simples, é vendável. É o supra sumo do processo de construção de autoridade. E se você tem medo da concorrência lhe copiar, não se boicote com esses pensamentos! Seu foco é o consumidor final. Dicas simples do dia a dia. Seja bom. Seja “querido”. Seja um fornecedor de “utilidades práticas da vida” e ele se lembrará de você quando precisar de um produto ou serviço que você vende.

3. As redes sociais não sairão de moda tão cedo:

No universo do empreendedorismo, não dá pra ficar de fora de, no mínimo, uma Fanpage no Facebook. E tenho dito! Aparecer ou não como marca é o que causa mais dúvidas nos pequenos empresários – afinal, quando usá-las? Irei me expor? Mas eu sou uma pessoa tão discreta... Entram aí as discussões sobre o “físico” e o “jurídico’ que vão longe...Mas regra geral se for mais dado a lentes e posts, venda-se junto com sua marca, se não for, vista-se de um nome fantasia, camufle-se nele e vá com toda força fazê-lo aparecer para o mundo! Sua discrição e personalidade avessa as redes sociais não podem atrapalhar seus negócios. Compare-se com aquele seu concorrente que está sempre postando alguma coisa e compare os resultados. Com as estratégias na web em alta,  ficar atento as dicas de marketing digital para qualificar campanhas e negócios é um compromisso de quem tem um negócio a gerir.

Ionara Lermen é Publicitária. Mestre em Comunicação e Semiótica. Especialista em Criação para Multimídias. Idealizadora da Io Mídia e Design, onde atua com Marketing para Redes Sociais.

 

Leia Também Por que usar Emojis nas Redes Sociais? Sistema de Gestão Ambiental nas empresas Combate ao Golpe do Bilhete Premiado “João é seu nome”