Como as mudanças de temperatura interferem na sua saúde

Compartilhe

As mudanças bruscas de temperatura podem afetar o organismo e prejudicar sua saúde. A instabilidade do clima desencadeia processos alérgicos e resfriados, pois favorece a proliferação de vírus e bactérias. Quem já possui uma doença respiratória diagnosticada deve redobrar a atenção com a previsão do tempo. “Quando há troca da estação do ano e ocorrem as mudanças bruscas de temperatura a defesa das pessoas diminui, deixando-as mais vulneráveis e facilitando a proliferação de vírus e bactérias.” explica a médica otorrinolaringologista, que atua na Central de Consultas do HC, Dra. Thaís Marques da Costa.
A especialista esclarece que alguns grupos podem sofrer mais com as alterações repentinas na temperatura. “A variação do clima favorece crises de asma, rinite, amigdalites, otites, resfriados e até mesmo pneumonia. Quem mais sofre são as crianças e os idosos, devido à baixa imunidade e ao sistema respiratório frágil.” pontua.

A otorrinolaringologista lista algumas orientações importantes para evitar os problemas respiratórios e se adaptar às variações do clima:

Beber muito líquido;
Ingestão de frutas, legumes e verduras;
Evitar ambientes fechados com muitas pessoas;
Deixar a casa ventilada para evitar proliferação ou estagnação de vírus, fungos e bactérias;
Evite sair de lugares abafados para gelados sem proteger-se com roupas adequadas;
Lavar as roupas de inverno antes de usar;
Colocar as cobertas no sol;
Procurar dormir bem;
Fazer atividade física;
Vacina da gripe;


Natieli Batistela | HC


Leia Também Janeiro Roxo: mais de 20 mil casos de hanseníase são diagnosticados por ano no Brasil Lei “Programa Doadores do Amanhã” incentiva futuros doadores de sangue" HSVP faz campanha de arrecadação de vidros para leite materno HSVP registra 3448 nascimentos no ano do centenário