Como as mudanças de temperatura interferem na sua saúde

Compartilhe

As mudanças bruscas de temperatura podem afetar o organismo e prejudicar sua saúde. A instabilidade do clima desencadeia processos alérgicos e resfriados, pois favorece a proliferação de vírus e bactérias. Quem já possui uma doença respiratória diagnosticada deve redobrar a atenção com a previsão do tempo. “Quando há troca da estação do ano e ocorrem as mudanças bruscas de temperatura a defesa das pessoas diminui, deixando-as mais vulneráveis e facilitando a proliferação de vírus e bactérias.” explica a médica otorrinolaringologista, que atua na Central de Consultas do HC, Dra. Thaís Marques da Costa.
A especialista esclarece que alguns grupos podem sofrer mais com as alterações repentinas na temperatura. “A variação do clima favorece crises de asma, rinite, amigdalites, otites, resfriados e até mesmo pneumonia. Quem mais sofre são as crianças e os idosos, devido à baixa imunidade e ao sistema respiratório frágil.” pontua.

A otorrinolaringologista lista algumas orientações importantes para evitar os problemas respiratórios e se adaptar às variações do clima:

Beber muito líquido;
Ingestão de frutas, legumes e verduras;
Evitar ambientes fechados com muitas pessoas;
Deixar a casa ventilada para evitar proliferação ou estagnação de vírus, fungos e bactérias;
Evite sair de lugares abafados para gelados sem proteger-se com roupas adequadas;
Lavar as roupas de inverno antes de usar;
Colocar as cobertas no sol;
Procurar dormir bem;
Fazer atividade física;
Vacina da gripe;


Natieli Batistela | HC


Leia Também Contratada nova empresa para operar Samu estadual É hoje o 'Dia D de Vacinação' contra Polio e Sarampo Dia D de vacinação contra pólio e sarampo será neste sábado Aberta a Jornada de Nutrição em Passo Fundo