Doença do Refluxo Gastroesofágico – Causas

Postado por: Jorge Carlotto

Compartilhe

A doença do refluxo gastroesofágico pode estar associada a hérnia de hiato. Ela também pode causar os sintomas desagradáveis de refluxo ácido. O diafragma ajuda a separar o estômago do tórax. Uma hérnia hiatal é quando a parte superior do estômago se projeta acima do diafragma, permitindo que o ácido escape.

Outra causa comum é a gravidez. Durante a gravidez, o bebê pode colocar pressão extra sobre a válvula esofágica, causando a liberação de ácido e sintomas de refluxo ácido. Elevar a cabeça durante o sono, beber chás de ervas e comer refeições menores podem ajudar.

Bem como a gravidez, o excesso de peso pode colocar pressão extra sobre as válvulas e esfíncter que permitem a libertação de ácido. Além disso, a obesidade é frequentemente associada a baixos níveis de ácido do estômago.

Grandes refeições são outro culpado. Um estômago excessivamente cheio coloca pressão excessiva sobre o diafragma, fazendo com que o ácido saia.

Se você é fumante, também vale ficar atento. Fumar cigarros prejudica os reflexos musculares e aumenta a produção de ácido e deve ser evitado por quem sofre de refluxo.

Alguns medicamentos, incluindo ibuprofeno, relaxantes musculares, algumas prescrições de pressão arterial e aspirina também podem causar refluxo. Leia as bulas e discuta alternativas com seu médico.

Azia pode ser o primeiro sintoma de uma infecção por H. pylori, que é comum em dois terços da população. Quando não tratada, esta infecção pode causar câncer de estômago.

Por último, alguns alimentos podem causar o relaxamento inadequado do esfíncter. Os principais exemplos são o chocolate, café e a pimenta.

Na próxima semana, conversaremos mais sobre a doença do refluxo. Até logo!

Leia Também ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA Obrigado, religiosos e religiosas 8 dicas de marketing infalíveis para conquistar seu público Feminicídios em alta no Brasil