Pastoral da Juventude promove Escola para Acompanhantes

Compartilhe

Com o tema “Cuidar da vida da juventude” e lema “Eu conheço os/as jovens e eles/elas me conhecem”, a Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Passo Fundo vai realizar, no dia 10 de junho, a Escola de Formação para Acompanhantes da PJ. A ação faz parte de um dos desafios assumidos na XIII Assembleia Arquidiocesana da Pastoral que aconteceu no fim de 2017 e início de 2018 e envolveu os jovens em um processo de mudança e fortalecimento das ações pastorais.

Novas perspectivas
Durante a Assembleia, os jovens, inspirados pelo Espírito, se desafiaram a retomar a caminhada da Pastoral da Juventude e, também, a se lançar em novas perspectivas no intuito de revigorar o ardor missionário e fortalecer a ação evangelizadora. E é justamente neste cenário que surgiu a proposta de formação de atuais e novos/as acompanhantes de grupos de jovens que, de forma geral, têm a missão de cuidar e fortalecer os grupos de base. Esta iniciativa surge diante da realidade dos grupos carentes de cuidado e de pessoas comprometidas com os/as jovens.

A pessoa do acompanhante
Sendo aquele que dá testemunho de fé, o/a Acompanhante é aquela pessoa que transparece a alegria do Evangelho e, assim, caminha junto com as juventudes organizadas em grupos e, especialmente, auxilia o/a jovem que coordena o grupo. O/a acompanhante pode ser qualquer pessoa que tenha alguma caminhada pastoral e deseja formar e/ou fortalecer grupos de jovens na região onde atua. Por isso, a Pastoral da Juventude tem motivado as comunidades a ajudar a fortalecer esse objetivo comum, no intuito de auxiliar os jovens a fazer a experiência de Deus e serem anunciadores do Reino.

Atividades que engrandecem
Além disso e do acompanhamento dos grupos nas comunidades, outras atividades vem sendo realizadas pela Pastoral. Uma delas, no fim de abril, envolveu os jovens em um dia no Parque da Gare, em Passo Fundo, para vivenciar um encontro de partilha, encontro e troca de ideias e experiências dentro da Pastoral. Mais informações sobre a PJ e sua atuação com a juventude podem ser obtidas pelo e-mail pj@pastoral.com.br; ou por telefone do Centro de Pastoral.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br

Categoria: 

Leia Também Dom Rodolfo realiza visita pastoral em Sarandi Arquidiocese de Passo Fundo desenvolve campanha em apoio aos atingidos pelo temporal Domingo marcado pelas festas de Santo Antônio Assembleia da Ação Evangelizadora reflete o ver, julgar e agir