O poder da mobilização

Postado por: Josué Longo

Compartilhe

Olá amigos! Hoje vamos falar sobre a paralisação dos caminhoneiros nas rodovias de todo o Brasil. Nas últimas semanas, acompanhamos a luta da categoria que, entre outras pautas, reivindicava a diminuição do preço do diesel. A mobilização aconteceu muito também através das redes sociais. Mensagens de áudio e vídeo, enviadas de todas as partes do país, circularam pelos aplicativos dos celulares, como por exemplo, o WhatsApp. Os caminhoneiros ganharam maior visibilidade, apoio da população e, literalmente, pararam o país.

Infelizmente, parte da mídia nacional quis desqualificar a mobilização dos caminhoneiros, que procurou ser pacífica, respeitando a circulação de produtos essenciais à saúde da população. Porém, como os caminhoneiros, e também as pessoas que se solidarizaram com a greve, transmitiram diretamente as notícias através dos celulares, a população de uma maneira geral, conseguiu perceber que a mídia não estava divulgando os dois lados da história.  

A greve se estendeu por dias, e o governo não teve outra saída senão ouvir as reivindicações da categoria e buscar uma solução. Para atender às demandas, o Presidente Temer (MDB) anunciou o corte de 9,5 bilhões em áreas fundamentais como Educação, Saúde e Habitação. Ou seja, mais uma vez, o povo vai pagar a conta desse governo sem legitimidade e planejamento. A solução encontrada, como diz aquele velho ditado, foi “desvestir um santo, para vestir outro”. Aqui no Rio Grande do Sul, sabemos bem como é isso. Com o aumento dos impostos proposto e aprovado pelo governo Sartori (MDB), nós gaúchos estamos pagando caro pela falta de gestão.

A redução de 0,46 centavos no litro do diesel, uma das conquistas da categoria, ainda não chegou a todos os postos como prometido. Em matéria do portal G1,do dia 05/06/18, está anunciado que “desconto de R$ 0,46 no diesel só chegará às bombas se estados baixarem cálculo do ICMS, dizem distribuidoras”. Ainda estamos aguardando o cumprimento do acordo por parte do governo. Porém, os caminhoneiros já deram a lição a todos nós brasileiros. Com união e coragem, podemos lutar pelos nossos direitos e transformar a política do nosso país.

Leia Também Por que usar Emojis nas Redes Sociais? Sistema de Gestão Ambiental nas empresas Combate ao Golpe do Bilhete Premiado “João é seu nome”