RS: casos importados de sarampo deixam autoridades da saúde em alerta

Compartilhe

O Rio Grande do Sul registra um caso importado confirmado de sarampo na cidade de São Luiz Gonzaga, nas Missões. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a criança, de um ano de idade, não vacinada, contaminou-se em viagem à Europa, onde ocorre um surto da doença.

Em Porto Alegre, há cinco casos suspeitos sob investigação. O primeiro suspeito viajou para Manaus, onde também há ocorrência de surto.

As Américas foram consideradas livres de sarampo em setembro de 2016, após a ausência da circulação do vírus pelo período de 12 meses. Em 2018, o Brasil já soma 104 casos confirmados da doença, todos da forma importada. Além do RS, a doença apareceu em Roraima e Amazonas.

Os sintomas do sarampo incluem febre e manchas pelo corpo acompanhadas de tosse, coriza ou conjuntivite. O paciente deve procurar os serviços de saúde para a investigação diagnóstica, principalmente aqueles que estiveram recentemente em locais com circulação do vírus.

Casos suspeitos devem ser informados imediatamente às secretarias municipais de Saúde ou para o Disque Vigilância, pelo número 150.


Fonte: Rádio Guaíba

Leia Também Janeiro Roxo: mais de 20 mil casos de hanseníase são diagnosticados por ano no Brasil Lei “Programa Doadores do Amanhã” incentiva futuros doadores de sangue" HSVP faz campanha de arrecadação de vidros para leite materno HSVP registra 3448 nascimentos no ano do centenário