HASHTAG #: O que é e como funciona

Postado por: Ionara Lermen

Compartilhe

Você vê palavras soltas com o símbolo da cerquilha (#) e não entende nada? Muitas pessoas já viram e até mesmo chegaram a utilizar hashtgs, porém não entendem a sua função principal. E se eu te disser que você pode vender mais se souber usar as hashtags certas? Sim, isso é possível, vamos aprender o que são e para que servem esses hiperlinks criativos e a cada dia mais importantes para o Marketing das empresas.

As hashtags iniciaram no Twitter e se disseminaram para as outras redes sociais e hoje têm mais expressividade no Instagram. A partir da relação delas com o conteúdo da postagem podem direcionar o que você compartilhou a pessoas com interesses determinados. Isso funciona com o que chamamos de indexação, uma “similaridade” online de interesses.

E se desse para pesquisar pessoas que já usaram ou usam a mesma hashtag que pretendo usar, é possível? Sim! Cada hashtag irá direcionar a pesquisa para todas as pessoas que também marcaram os seus conteúdos com aquela hashtag específica. Uma fonte viva de ideias, para aguçar ainda mais a sua criatividade em uma overdose de conteúdo sobre o seu segmento.

Quando você seleciona uma palavra-chave para um conteúdo, ele é automaticamente adicionado ao grupo de pesquisa daquele tópico. Ou seja, esta é uma maneira bem mais prática de agrupar diversos conteúdos sobre um determinado tema, facilitando a pesquisa, fundamental para avaliar concorrentes e públicos do seu negócio. Sobre o que será que seus potenciais clientes estão falando? Você pode facilitar a sua pesquisa procurando pela hashtag com o nome do assunto ou tema que você quer pesquisar nas redes sociais. Sapatos? Decoração? Alvenaria? Moda? Musica? Restaurantes? Carros? É só adentrar no mundo das hashtags!

No Instagram, para usar uma hashtag, é preciso incluí-la em um post feito a partir de uma conta pública. Uma diferença interessante em relação ao Twitter e Facebook é que, quando você começa a digitar uma hashtag no seu post, ao inserir o símbolo da cerquilha, o Instagram imediatamente começa a sugerir hashtags baseado na popularidade da hashtag. Aponta inclusive o numero de pessoas que a estão usando. Quanto mais pessoas, melhor. Para pesquisar os resultados com a sua hashtag, você precisa digitá-la no campo de busca e clicar na opção Tags. Ou pode ver as hashtags mais usadas clicando na opção Explore, representada pela lupa, na parte inferior da tela.

Além de hashtags referentes a acontecimentos ou datas importantes, e de hashtags criadas por diferentes empresas para fins de marketing, algumas hashtags também surgem com ideias dos usuários e tornam-se virais. Sua empresa pode usar essas hashtags para entrar em uma conversa que reúne milhares de pessoas no mundo todo.

1. De que forma a minha empresa pode usar hashtag?

Quando uma marca cria uma hashtag e as pessoas começam a se apropriar dela, elas estarão interagindo diretamente com a marca e com a empresa, aumentando a chance de se tornarem clientes posteriormente. Antes de tudo é importante enfatizar a importância de se ter perfis corporativos nas redes sociais em que os seus públicos estão mais presentes e ativos. Desta forma, é possível interagir e se aproximar, criando uma relação que vai muito além do simples comercial. A base disso está no “Marketing de Conteúdo” que constara em suas postagens. O que você tem para oferecer além de ofertas?

É interessante criar uma hashtag própria para sua marca ou evento como estratégia de Marketing. Desta forma, você pode incentivar os seus públicos a compartilharem conteúdos com a sua hashtag para sorteios, promoções etc. Em troca eles estarão aumentando muito a visibilidade da sua hashtag. Escolher as hashtags certas pode ter papel fundamental no alcance das suas publicações, aumentando o número de seguidores, fãs ou clientes.

2. Dicas básicas para usar hashtag

.Não coloque todo o conteúdo em uma hastag: se você quer saber se as pessoas gostam de usar botas no inverno, utilize a hashtag com o nome da estação ou do produto, e não #VoceGostadeUsarBotasnodoInverno, pois isso irá restringir muito a pesquisa, diminuindo o volume de conteúdo encontrado.

.Não use uma hashtag pra cada palavra: esta dica é oposta à anterior. Se você adicionar as hashtags #Voce #gosta #de #usar #botas #no #inverno, você irá adicionar o seu conteúdo em diversos grupos de pesquisa, não necessariamente no que você planejava inicialmente.

.Use uma hashtag que esteja de acordo com o tema do post (nesse exemplo use #inverno #botas #frio #calçado etc.)

.Usar alguma hashtag só porque ela está sendo bastante pesquisada, mas sem falar sobre o seu assunto vai ser pouco eficaz para a disseminação da sua marca.

.Confira a ortografia um erro simples de ortografia (ou até mesmo de digitação) pode fazer com que a hashtag seja um fracasso.

*Para saber mais, preparei um vídeo esclarecedor sobre o assunto, confira em:

https://www.facebook.com/iomidia/videos/1746537935416794/

Ionara Lermen é Publicitária. Mestre em Comunicação e Semiótica. Especialista em Criação para Multimídias. Idealizadora da Io Mídia e Design, onde atua com Marketing para Redes Sociais.

 

 

Leia Também Acende-se o fogo da tradição Onde estava a Bíblia? Transtorno de Personalidade Borderline Crescimento, emprego e custos de vida: o governo não entregou o que prometeu