Orientações de segurança ao transitar com seu veículo

Postado por: Gilnei Fogliarini da Costa

Compartilhe

A prevenção ainda é o melhor remédio, desta forma nos cabe orientar a sociedade em como agir de forma cautelosa, pois a nossa segurança e de nossa família depende da atenção que devemos ter a todo o momento. São simples tarefas realizadas que podem prevenir o ataque de meliantes. Utilizando de atitudes seguras você estará contribuindo para a preservação do seu bem estar e de sua família.

Hoje alertamos para o roubo de veículos, apesar da queda nos números nos últimos tempos devido às ações eficientes das instituições de segurança pública, este ainda é um crime preocupante, pois este sempre coloca em risco as vítimas, ora pelo risco da reação desta, ora pela indiferença do ladrão com suas atitudes.

Atualmente o roubo de veículo (CP art. 157 - subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência) se tornou necessário para os meliantes devido à segurança que existe nos automóveis, o que torna necessário o indivíduo tomar o bem ainda na presença do proprietário, e por vezes acaba por conduzir a vítima junto em boa parte da fuga.

Desta forma orienta-se para que tomem cuidados ao sair ou chegar ao veículo, o ladrão sempre escolhe as vítimas mais desatentas. Um dos principais momentos é a chegada em casa, ao parar o veículo para entrar na garagem ou enquanto aguarda por alguém ou alguma coisa. Se ao chegar verifica que tem alguém estranho nas proximidades não pare, de uma volta e comunique imediatamente a Brigada Militar para averiguar o que esta ocorrendo.

Também é importante evitar parar em ruas ou praças mal iluminadas, se estacionar não fique dentro do veículo, principalmente à noite. Se necessário parar em esquinas e semáforos prefira o centro da rua, e fique sempre atento ao que ocorre ao seu redor. Evite cortar caminho por becos, vielas e ruas desconhecidas. Busque andar sempre com vidros erguidos e portas trancadas. Não pare para atender pedidos que lhe despertem desconfiança, confie em seus instintos. Não peça orientações a estranhos, procure um policial ou estabelecimentos comerciais..

Lembrem-se, os assaltantes valem-se principalmente do fator surpresa e da desatenção para atacarem suas vítimas. Não esqueça, sua vida e de sua família é o bem mais valioso que você tem, bens materiais podem ser adquiridos novamente mais a vida não. Oriente seus familiares a sempre agir com prevenção, pois, é a maneira mais prudente e segura.

 

Leia Também Precisamos ser competitivos Alimentação durante o tratamento da infecção urinária Estado falha e municípios pagam a conta da saúde O cão, o trigo e o Fusca