Vitamina A para imunidade

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

No  inverno é comum as pessoas procurarem as farmácias a fim de obter produtos para melhorar a imunidade,

O nosso organismo está exposto a bactérias, fungos, vírus e demais agentes que podem apresentar perigo quando estamos com o nosso sistema imunológico fragilizado. Essa fragilidade do nosso sistema de defesa pode nos levar a apresentar resfriados, gripes, infecções e até mesmo outras doenças mais graves como o câncer. O sistema imune é responsável por combater a ação negativa destes agentes. Alguns fatores podem contribuir de forma negativa, fragilizando ainda mais a nossa imunidade, tais como: estresse físico, ambiental como a poluição, emocional como a depressão, por exemplo, e o mais importante que seria uma alimentação desequilibrada, com deficiência de alguns nutrientes.

Por isso ocorrem tantos casos de gripe nesse período devido ao stress que nosso organismo sofre para manter o equilíbrio do sistema imune.

Uma vitamina importante para melhorarmos no nosso cardápio é a vitamina A  comumente encontrado nas frutas e vegetais  com cor predominante do amarelo, alaranjado, como mamão, cenoura, abóbora, tomate, beterraba, goiaba, melancia, morango entre outros.

Como é uma vitamina lipossolúvel, ou seja, solúvel em gorduras seu excesso deve ser controlado para não haver toxicidade.

Engana-se quem pensa que essa vitamina é melhor absorvida entre os vegetais crus, as alternativas cozidas são melhor aproveitadas e ainda mais na presença de uma gordura boa como azeite de oliva.

Capriche nessa vitamina, utilizando em caldos, saladas e nas sopas

 

Leia Também Não incide IOF sobre fluxo financeiro em participação em sociedade “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz” Solução para o atraso Eleição Presidencial: A ecologia não é questão secundária!