Hospital Beneficente Dr. Cesar Santos

Compartilhe

Olá amigos! Nesta semana, tive a oportunidade de conhecer o Hospital Beneficente Dr. Cesar Santos - HBCS, em Passo Fundo, também conhecido como Hospital Municipal. Fundado em maio de 1960, atende pacientes de Passo Fundo e região, sendo 100% SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo informações do Diretor Geral, Roger Teixeira Borges, o Hospital atende em média 150 pacientes diariamente.

Em março desse ano, teve início as obras de reforma e ampliação do HBSC. Serão aplicados mais de oito milhões, o maior investimento realizado na história do hospital. Desse valor, três milhões serão recursos do município. Já os outros cinco milhões, são oriundos de emendas parlamentares dos ex-deputados Federais Beto Albuquerque- PSB e Luiz Carlos Busato-PTB, e dos atuais deputados Federais: José Stedile-PSB, Carlos Gomes-PRB, João Derly-REDE, Dionísio Marcon-PT e Marco Maia-PT. Esse é um ótimo exemplo da boa política em ação. Independente de partidos e ideologias, parlamentares uniram forças para apoiar uma causa onde quem ganha é a população.

O hospital hoje conta com 130 colaboradores e 35 leitos. Nele são realizados exames como: colonoscopia, eletroencefalograma, eletrocardiograma, mamografia, endoscopia e demais exames laboratórios.

A obra tem previsão de conclusão para o ano 2020. Quando concluída, o HBCS contará com 54 leitos. Segundo o Diretor Roger “essa obra será fundamental para proporcionar mais qualidade e um atendimento ainda mais humanizado à população. Essa é uma das grandes prioridades do Prefeito Luciano Azevedo”.

É importante lembrar que o SUS foi instituído pela Constituição Federal de 1988. Com ele, o artigo que define a saúde como um direito de todos, ganha forma. Sendo um direito universal e gratuito, ofertado com recursos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

O SUS é considerado um dos maiores sistemas de saúde do mundo, servindo de modelo para vários países. Alguns dizem que o SUS “não presta”, “não funciona”. O que percebemos é que existe uma distância entre o sistema no papel e na prática. Para que efetivamente funcione, é preciso de investimentos e boa gestão. Os governos e os políticos devem priorizar ações e recursos para oferecer serviço de qualidade para a população.

Por isso é tão importante e significativa a obra do Hospital Municipal. Os investimentos e as melhorias realizadas vão proporcionar melhor qualidade no atendimento em saúde, principalmente, para aqueles que mais precisam. Parabéns a todos pelo belo exemplo dado.

 

Leia Também Solução para o atraso Eleição Presidencial: A ecologia não é questão secundária! Pobreza de propostas em campanhas eleitorais Alimentos aquecidos a altas temperaturas e risco de câncer