11º Domingo do Tempo Comum.

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
Salmo 91,2a. "É bom louvar ao Senhor e cantar salmos ao vosso nome".
O salmo responsorial tem o mesmo peso das leituras, pois é tirado da Bíblia, e sempre completa o conteúdo da primeira leitura.
A liturgia deste final de semana nos fala com muito carinho do Reino de Deus. O Evangelho, escrito pelo evangelista Marcos 4,26-34 nos traz a mensagem. Jesus, quando queria se fazer compreender ensinava por parábolas ( pequenas histórias). Neste usa a semente, sua semeadura e colheita. 
A primeira fala da semeadura e da colheita. Jesus afirma que o Reino de Deus cresce, por fazes, até a sua conclusão no Céu  (colheita). Na segunda, Jesus afirma que o Reino de Deus fundamenta seu poder  no que é pequeno, no amor, na solidariedade, no acolhimento.
Somos convidados a semear e cuidar do crescimento como uma colaboração nossa para que o Reino de Deus seja possível. Para que aconteça contamos com a graça de Deus porque nada podemos fazer sozinhos. O Reino de Deus é dom, presente de Deus.
Podemos e precisamos fazer, já aqui, o nosso céu. Viver como irmãos que se amam, ajudando-nos uns aos outros. 
REINO DE DEUS: AMOR.
Bom domingo na paz do Senhor.


Leia Também O EIA RIMA e os Estudos Ambientais Negritude como atitude política! A importância da informação da comunidade para a segurança Dia Mundial dos Pobres