Doença do Refluxo Gastroesofágico – Complicações

Postado por: Jorge Carlotto

Compartilhe

A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma forma mais séria e crônica – ou de longa duração – do refluxo gastroesofágico. Quando o refluxo gastroesofágico torna-se incômodo para a pessoa, afetando a sua qualidade de vida, pode ser DRGE, que, com o tempo, pode conduzir a problemas mais sérios de saúde. As pessoas que suspeitam ser portadoras de DRGE devem procurar atendimento médico. A DRGE não tratada pode causar, às vezes, sérias complicações com o tempo, como:

- Esofagite: Irritação do esôfago pelo ácido refluído do estômago que danifica o seu revestimento e causa sangramento ou úlceras. Os adultos que têm esofagite crônica, durante muitos anos, são mais propensos a desenvolver alterações pré-cancerosas do esôfago.

- Estenoses (estreitamentos) que levam a dificuldades de deglutição.

- Problemas respiratórios, como a dificuldade para respirar.

- Esôfago de Barrett: Uma condição em que o tecido que reveste o esôfago é substituído por tecido semelhante ao revestimento do intestino. Um pequeno número de pessoas com esôfago de Barrett pode desenvolver câncer do esôfago.

 

O médico deve monitorar uma pessoa com DRGE para prevenir ou tratar estas complicações a longo prazo.

Na próxima semana, conversaremos mais sobre a doença do refluxo. Até logo!

Leia Também Correios está resolvendo seus problemas O time que perdeu para ele mesmo Alimentos transgênicos e potenciais riscos para a saúde Vou operar! O que fazer?