França confirma presença no Festival Internacional de Folclore

Compartilhe


O XIV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, acontecerá de 17 a 25 de agosto de 2018. É promovido pela Prefeitura de Passo Fundo e AOFFERS – Associação de Organizações de Festivais Folclóricos do Rio Grande do Sul. Tem as chancelas internacionais do CIOFF e FIDAF. Também tem aprovação do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet. A França participará desta edição do festival com o Grupo de Artes & Tradições Populares  “LA SAVOIE”.

Coerentes com seu ponto de vista para promover a cultura e as danças tradicionais da Savoia, uma região da França, o grupo está convencido de que é absolutamente necessário levar sua ação a um nível de qualidade sempre superior. Assim, em 2015, criou-se o Balé de Savoia. Este grupo composto por dançarinos com idade entre 15 e 30 anos,  motivados e com franca experiência de danças e de palco, apresentam um espetáculo coreografado com um belo objetivo,  num percurso de excelência artística à serviço das tradições populares. É uma iniciativa semi-profissional e completamente singular na França. Esta criação artística semi-profissional, o Balé de Savoia, é um meio para o grupo de Artes e Tradições Populares de realçar, tanto na França quanto no exterior, sua cultura e suas danças tradicionais.

Deste modo, é  apresentado o Balé de Savoia, nos maiores festivais da França e no exterior, em número de três ou quarto participações por ano, a fim de perseguir o objetivo primeiro de sua associação: “a conservação e a promoção das tradições savoianas”. Mostram ao mundo inteiro a riqueza, a qualidade e a beleza de sua danças, e mais amplamente a cultura da região de Ródano-Alpes. Além disso, tem a vontade de testemunhar, com sua participação nesses festivais internacionais de dança tradicional, uma cultura de abertura para o mundo, que eles sabem ser  a cara da Savoia.

Origens

 

A cidade de Chambéry, capital da Savoia, situada aos pés dos Alpes franceses, tornou-se em 1936 o berço do Grupo de Artes & Tradições Populares La Savoie. De seus diversos vales, Maurienne, Tarentaise, Beaufortain, no início do século os savoianos deixaram as pastagens alpinas para seguir a evolução econômica e vieram a se instalar no vale de Chambéry, levando com eles as riquezas ancestrais “Culturas & Tradições” próprias de suas cidadezinhas. Mais antigo grupo folclórico do departamento, La Savoie apresenta, através de suas vestimentas, danças e cantos, um leque completo das tendências savoianas.

Composto por sessenta dançarinos e músicos, o Grupo de Artes & Tradições Populares La Savoie, através de suas danças e cantos mostram a alegria de viver e a generosidade de uma população habituada aos caprichos da vida impostos por um lugar difícil: a montanha. Participando, a cada ano, de mais de 70 representações locais e nacionais, como também de uma turnê internacional, o La Savoie conquistou  experiência e abertura de espírito necessárias para uma perfeita comunhão com seu público, qualquer que ele seja, convencido de que esta é a mais bela maneira de contar sua cultura tradicional.

Reconhecimento Nacional e Internacional

O Grupo de Artes & Tradições Populares La Savoie é uma associação autorizada pelo Ministério da Juventude e dos Esportes da França e declarado de utilidade pública. Há vários anos, o Grupo de Artes & Tradições Populares La Savoie participa em nível nacional e internacional da promoção das culturas tradicionais. O grupo é membro da Confederação Nacional dos Grupos Folclóricos Franceses, da União Artística e Intelectual Cheminots Franceses, do Comitê Internacional de Artes e Tradições Populares (IOV) e da Federação Internacional de Festivais de Dança (FIDAF). Em 2013, o grupo La Savoie juntou-se ao restrito número de festivais franceses com a marca CIOFF (Conselho Internacional das Organizações de Festival de Folclore e Artes Tradicionais), uma ONG sob tutela da UNESCO. Esta marca recompensa os grupos pela qualidade de seu trabalho artístico e a autenticidade de suas tradições e sua capacidade de transmitir e difundir suas culturas populares.

O Grupo “Tradição”

Ele é constituído de apaixonados de todas as idades que sonham em se iniciar ou aprofundar seu conhecimento da cultura da Savoia através do canto, da dança, das vestimentas típicas e da etnografia. O grupo “Tradição” tem um papel importante na produção global de conhecimento sobre as culturas tradicionais da Savoia. De fato, este grupo é responsável pela coleta das tradições orais, da pesquisa de documentos, assim como do trabalho de re-escritura musical de nossos cantos tradicionais.  Este grupo é, também, o fiador da transmissão desse patrimônio imaterial.

Palavra do Presidente

Embaixador da Savoia, da França e de suas Culturas Populares, o Grupo de Artes & Tradições Populares La Savoie, participa a cada ano de mais de 70 apresentações locais e internacionais, assim como de diferentes turnês internacionais. O grupo adquiriu uma experiência artística e cênica que lhe permite promover de uma maneira única, na França e no exterior, a cultura savoyarde. O entusiasmo, a energia dos dançarinos e dos músicos reflete perfeitamente “a alegria de viver e a generosidade de uma população habitada aos caprichos da vida impostos por um lugar difícil: a montanha”.  Nossos espetáculos coreografados ou tradicionais maravilham todos os públicos e reconciliam o público francês com suas danças tradicionais. Jean de Marchi – Presidente.



Créditos: Divulgação

Leia Também IMED tem curso de Jornalismo aprovado pelo MEC Peru confirma presença no Festival de Folclore Exposição "Meu Tempo, Meu Canto" será atração no Teatro Múcio de Castro Vestibular da Anhanguera acontece em 21 de julho