Sistema de Gestão Ambiental nas empresas

Postado por: Manoela Cielo

Compartilhe

O sistema de gestão ambiental nas empresas tem ênfase na sustentabilidade, com conjunto de diretrizes para a implantação de uma política ambiental que trás melhorias ao meio ambiente, agregando qualidade aos produtos, processos e serviços da empresa.

Tanto na indústria como nas prestadoras de serviços, inicialmente são analisados os aspectos e impactos através do mapeamento de atividades da empresa que afetam o meio ambiente, estabelecendo assim controle e propostas de soluções para minimizar impactos e monitora-los, estabelecendo assim a política ambiental da empresa.

Através de um bom sistema de gestão ambiental, as empresas reutilizam sua matéria prima evitando desperdícios, reduzem consumo de água e energia, estabelecem sistemas de gestão de resíduos com incentivo à reciclagem, evitando o descarte inadequado de resíduos, transmitindo a importância da sustentabilidade aos seus colaboradores.

O Sistema de Gestão Ambiental impacta diretamente na melhora da qualidade dos produtos, serviços e processos, reduzindo custos com a reutilização de materiais que seriam descartados, fazendo com que a empresa siga de forma positiva desenvolvendo sua atividade junto aos seus atuais e novos clientes.

Cada vez mais preocupadas com as questões ambientais, bem como em demonstrar seu compromisso com a sustentabilidade, as empresas podem executar um sistema consolidado e estruturado,  estabelecendo a ISO 14001 como o sistema de gestão ambiental, introduzindo alguns benefícios como o aumento da eficiência e produtividade da empresa, minimização dos desperdícios e melhoria da eficiência energética.

Caso tenha interesse em obter mais informações, entre em contato pelo e-mail cieloambiental@gmail.com.

Leia Também Correios está resolvendo seus problemas O time que perdeu para ele mesmo Alimentos transgênicos e potenciais riscos para a saúde Vou operar! O que fazer?