Por que é difícil resistir às combinações de carboidratos e gordura?

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

Algumas pessoas referem que a fuga do controle de uma dieta saudável, encontra-se num prato de hambúrguer com batata-frita, mas você já parou pra pensar por que isso ocorre?

Esse problema não ocorre simplesmente por falta de força de vontade ou simplesmente compulsão alimentar, mas como um mecanismo evolutivo. Recentemente foi publicado um estudo (Medical Daily) abordando exatamente obre essa questão, sobre como nosso cérebro age em relação ao contato a esses alimentos, revelando que nosso cérebro tem capacidade  a desejar alimentos que combinam muitos carboidratos e gorduras.

Segundo o Medical Daily, a pesquisa revelou que o sistema de recompensas do cérebro – responsável pela liberação de dopamina, também conhecido como hormônio do prazer – é ativado assim que imagens de refeições com essa combinação entram no nosso campo de visão. Essa ativação foi maior em comparação com a que foi provocada por alimentos que continham apenas gorduras ou carboidratos.

Para explicar por que o cérebro humano funciona assim, os autores da pesquisa  fizeram uma comparação com a alimentação dos nossos ancestrais, que comiam principalmente alimentos de fontes naturais, que não continham a combinação gordura-carboidrato.  Segundo eles, como a maioria desses produtos calóricos ainda é relativamente nova se comparada aos alimentos naturais, o cérebro ainda não evoluiu o suficiente para lidar com as reações desencadeadas por eles.

Enquanto essa evolução não acontecer, resistir a essa combinação calórica continuará sendo um trabalho árduo.

Moderação sempre.

Leia Também O EIA RIMA e os Estudos Ambientais Negritude como atitude política! A importância da informação da comunidade para a segurança Dia Mundial dos Pobres