Prefeitura realiza campanha de coleta de lixo eletrônico

Compartilhe

Durante todo o mês de junho diversas atividades estão sendo realizadas em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Dentre as ações, que envolvem conscientização sobre preservação, com atividades educativas para a comunidade e para a população, está sendo realizada uma campanha de coleta de resíduos eletrônicos.

A campanha é uma realização da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Passo Fundo e acontece até o dia 30 de junho. Podem ser entregues diretamente na secretaria, que fica no Parque Ambiental Banhado da Vergueiro, computadores, teclados, monitores, telefones celulares, fontes, cabos e outras sucatas de aparelhos eletrônicos. Não serão coletados, porém, pilhas, lâmpadas e tonners de impressoras.

Garrafas pet e óleo de cozinha
Além das sucatas, também serão recebidos na secretaria óleo de cozinha usado e garrafas pet. De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente, o consumo médio de óleo no país é de 15 litros por brasileiro/ano. Quando o óleo é despejado na pia e cai na rede de esgoto doméstica, boa parte dele gruda nas paredes das tubulações e absorve restos de alimentos. Como consequência, sistemas de encanamento e caixas de gordura ficam entupidos e isso pode estimular o aparecimento de baratas e ratos. Outro fator importante é que as estações de tratamento de água e esgoto não estão preparadas para receber grandes volumes de óleos despejados diariamente pelas residências. Um litro de óleo de fritura, por exemplo, pode contaminar até 25 mil litros de água.

Como e onde descartar
De segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Passo Fundo, que fica no Parque Ambiental Banhado da Vergueiro, estará coletando os seguintes materiais:

- computadores velhos
- monitores
- telefones celulares
- cabos
- fontes
- sucatas de aparelhos eletrônicos
- garrafas pet
- óleo de cozinha

Ação da campanha coletou 200 quilos em um único dia
A união de esforços entre a Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Meio Ambiente, a Fasurgs, a empresa Recycle e o Instituto Chico Mendes do Ministério do Meio Ambiente coletou 200 quilos de lixo eletrônico em um único dia. A coleta foi realizada em uma campanha que teve como local a praça Elias Pasqualotto, no bairro Boqueirão. Junto ao posto de coleta, também houve distribuição de mudas de temperos e de árvores nativas.

Os resíduos eletrônicos coletados foram destinados para o reaproveitamento e reciclagem. Esta é uma ação que propõe alternativas de tratamento para este tipo de lixo, tanto do ponto de vista ambiental quanto do social. A reciclagem e reaproveitamento reduzem o consumo de recursos naturais, ou seja, poupam energia e água, além de diminuir o volume de lixo e possibilitar emprego a muitas pessoas. Além da Secretaria de Meio Ambiente, a ação contou com a parceria da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais.

(Foto: Divulgação)

Leia Também Expoacisa inicia nesta quinta-feira Cantata Natalina celebra o nascimento do menino Jesus Obras de canalização são realizadas no bairro Nenê Graeff Definida a programação da Expoacisa