Só você faz tudo certo?

Postado por: Adalíbio Barth

Compartilhe

A narrativa de Monteiro Lobato, com seu famoso personagem Pedro Malazarte, continua sendo muito atual para todos, que gostam muito de reclamar de Deus.

Para o Pedro Malazarte, Deus fez tudo errado neste mundo. Reclamava de todos os seres criados: tiraria os espinhos das rosas, porque não servem para nada. Tiraria os ferrões das abelhas para colher o mel mais facilmente. Para ele, os peixes eram muito lisos, as lebres muito rápidas, o burro muito coiceiro e os ratos muito predadores. Se ele fosse Deus, teria feito tudo diferente e, com toda certeza, muito melhor.

Cansado de sua caminhada, parou debaixo de uma jabuticabeira, comeu algumas frutinhas e pôs-se a criticar a Deus:

- Não é possível este pé de abóbora, aqui do lado, com raminho tão pequeno e uma fruta enorme em suas ramas, e este pé de jabuticaba, um pé fortíssimo, com frutinhas tão pequenas. Eu faria o contrário.

E deitou-se para descansar um pouco. Quando estava dormindo, eis um grande susto: uma jabuticaba caiu certinha em cima de seu nariz, arrebentando-se em seu rosto.

Acordou-se assustado e, vendo o ocorrido, limpando o rosto, assim refletiu: se Deus tivesse criado tudo conforme minha visão, estaria morto. Imagine se tivesse caído uma abóbora em meu nariz.

(Inspirado em Monteiro Lobato)

Há pessoas que veem defeitos em tudo, especialmente quando não participaram da realização da obra. O ciúme corre solto. Doutro lado, há pessoas que pensam que somente eles sabem fazer corretamente as coisas. Não dão oportunidades aos outros e nem reconhecem nos outros, os dons que Deus lhes concedeu.

 

Leia Também O político honesto e seu Fusca. Uma incrível história real. Sabedoria O seu voto possui ética? Os farroupilhas e os lanceiros negros!