Celebração integra comemorações dos 90 anos da Fundação Lucas Araújo

Compartilhe
A Rádio Planalto transmitiu ao vivo a missa de ação de graças pelos 90 anos da Fundação Beneficente Lucas Araújo. A celebração foi realizada a partir das 18 horas desta quarta-feira, 27, na Paróquia Santa Teresinha, sendo presidida pelo arcebispo dom Rodolfo Luiz Weber.
Foi mais um momento de homenagens para a Fundação, que conta com uma programação especial, distribuída ao longo de vários meses.
Estiveram presentes atendidos, colaboradores, direção e comunidade em geral.

A Fundação Beneficente Lucas Araújo Iniciou  suas atividades em 1915, quando o Tenente Coronel Lucas José de Araújo doou em testamento suas terras para a primeira entidade que criasse um asilo para crianças órfãs e desvalidas no Município de Passo Fundo. A Fundação abrange o Lar da Menina Pe. Paulo Farina, as Instituições de Longa Permanência (ILP) São José e João XXIII e as escolas de Educação Infantil João Bosco e Menino Deus.

Em 1924 um grupo de senhoras intitulado “Damas de Caridade” criaram o asilo e em 1928, os estatutos da entidade foram aprovados. Em 1934 as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, devotas de Santa Maria Bernarda, começaram a atuar junto à entidade, e no ano de 1971, as Irmãs passaram a se dedicar apenas aos idosos junto aos abrigos, onde trabalham com amor e carinho incansavelmente;

Inicialmente localizava-se em uma casa humilde na Rua Morom, posteriormente em 1929, utilizava um pavilhão na Rua Uruguai, cedido pelo Hospital São Vicente de Paulo. Logo, as crianças se mudaram para um outro prédio na Rua Teixeira Soares, junto ao Hospital São Vicente de Paulo, com inaugurarão festiva em 1° de julho de 1929. Em 22 de agosto de 1944, a entidade mudou-se para a atual localização, na Avenida Presidente Vargas, 317, Passo Fundo.

No dia 25 de novembro de 1950 foi inaugurado um pavilhão com 17 idosos nos fundos do asilo das crianças. Em 1951 a entidade montou um lactário, onde em 1953, 56 bebês recebiam leite nas dependências da instituição. Em 1955 as “Damas de Caridade” passaram a administração da Fundação Lucas Araújo para a Diocese de Passo Fundo (hoje, Arquidiocese). Na época o Bispo Diocesano era Dom Cláudio Colling.

Em 1957, Dom Cláudio Colling nomeou o Padre Paulo Augusto Farina como o Superintendente da Fundação Lucas Araújo. Posteriormente o Padre Paulo Augusto Farina foi o fundador da Rádio Planalto, onde respondia ao cargo de diretor na Rádio e de Superintendente na Fundação Lucas Araújo. Posteriormente Padre Paulo Augusto Farina abdicou do cargo na Rádio para se dedicar inteiramente a Fundação Lucas Araújo.

São atendidas atualmente mais de 170 crianças de quatro meses a 5 anos e 11 meses, 130 meninas de 7 a 14 anos, e 70 idosos, totalizando aproximadamente 370 pessoas diretamente assistidas pela entidade. As crianças viviam na instituição, porém, atualmente recebem atendimento sócio assistencial e educacional durante o dia, e a noite retornam a seus lares. Já os idosos encontram na instituição o conforto de um lar, muitas vezes o último antes de partir.




Fotos: Luiz Carlos Carvalho (Rádio Planalto)

Leia Também Romaria de São Miguel com preparativos em fase final Cáritas Arquidiocesana realiza assembleia Segurança na Romaria Arquidiocesana é tema de reunião Festa das Capelinhas ocorre domingo na Paróquia Santo Antônio