Dia de Cooperar acontece hoje, no Parque da Gare

Compartilhe

Dia de Cooperar, celebrado em 30 de junho, promoverá iniciativas de cunho social nas comunidades onde atua a instituição financeira cooperativa

Por mais um ano, o Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,7 milhões se associados –, apoia o Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C. A data considera ações de responsabilidade social dos 13 ramos de cooperativismo atuantes no Brasil, incluindo o de cooperativismo de crédito, que transformam a realidade das comunidades por meio da prestação de serviços. Em 2018, as celebrações do Dia C completam cinco anos de atuação nacional e fazem parte da agenda estratégica do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).

O Dia Internacional do Cooperativismo acontece sempre no primeiro sábado do mês de julho, mas devido aos jogos da Copa do Mundo de Futebol, a data foi antecipada neste ano para o dia 30 de junho em todo o Brasil. Neste dia os voluntários contarão com o apoio do Sistema OCB para desenvolver, em âmbito nacional, ações em saúde, lazer, educação e cuidado com o meio ambiente.

As iniciativas do movimento Dia C estão alinhadas aos “17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Só no ano passado, mais de 2 milhões de pessoas foram beneficiadas pelas iniciativas de quase 1,6 mil cooperativas, realizadas em todas as regiões do País, por mais de 120 mil voluntários.

Presente em 22 estados e no Distrito Federal e com mais de 23 mil colaboradores, atuando em mais de 1.200 municípios, o Sicredi utilizará a sua rede e seu relacionamento próximo às comunidades para realizar ações como oficinas sobre gestão financeira, encenações teatrais e prestação de serviços em geral. Até o momento, a instituição financeira cooperativa tem mais de 200 iniciativas cadastradas para esta edição do Dia de Cooperar.

 

As ações do Dia C em Passo Fundo e região

Em Passo Fundo e na região de atuação da Sicredi Integração de Estados RS/SC se planeja uma grande mobilização. Um dos principais temas é a solidariedade e a preservação ambiental.

Neste sábado, dia 30, na Gare, participam além do Sicredi o SESC, Sebrae, Sest/Senat, Senac, ONG Brasil sem Frestas, Grupo de Escoteiros Guarani, JCI, Unimed Planalto Médio, Uniodonto, Cotrijal e as escolas Bom Conselho, Menino Jesus, Menino Deus, IE – Instituto Educacional Metodista, Notre Dame e Integrado UPF.

As escolas, durante dois meses estiveram trabalhando na Gincana da Cooperação. O objetivo foi envolver toda a comunidade escolar em uma grande ação para arrecadar alimentos e itens de higiene/limpeza. No sábado, data da realização do Dia C, o Sicredi fará a apuração das escolas que mais arrecadaram donativos e premiará em dinheiro os ganhadores.

As doações e o dinheiro será todo destinado para entidades carentes de Passo Fundo.

Conheça a programação do Dia C na região de atuação da Sicredi Integração de Estados RS/SC:


 

Município

 


Ações

Ernestina

- Recolhimento de material reciclável;

- Revitalização do pátio da Escola Educarte.

Pontão

- Adequação do espaço destinado a prática de esportes na Escola Alberto Torres;

- Plantio de flores e mudas frutíferas.

Mato Castelhano

- Plantio de hortaliças e flores;

- Revitalização do  parque de atividades das escolas do município.

Coxilha

- Plantio de árvores no parque de rodeios do município.

 

 

 

Passo Fundo

Local: Gare

Horário: das 10h às 16h30

- Aula de zumba;

- Apresentações de artísticas;

- Corte de cabelo;

- Penteados;

- Consultoria para micro e pequenas empresas;

- Exame de pele, de câncer bucal, teste de visão;

- Brinquedos para as crianças;

- orientação sobre adoção, convívio, alimentação e cuidados básicos com animais;

- arrecadação de alimentos, itens de higiene e limpeza e armações de óculos.


O Dia C nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o território nacional. Mais informações estão disponíveis pelo site diac.somoscooperativismo.coop.br.

Leia Também Prefeitura procura empresas que patrocinem bicicletas compartilhadas Coqueiros Supermercados abre vagas para loja de Passo Fundo Vereador Colussi quer regulamentar transporte de cães e gatos nos ônibus de Passo Fundo Perfis fakes oferecem notas falsas em grupos de compra e venda de Passo Fundo