Dia de Cooperar acontece hoje, no Parque da Gare

Compartilhe

Dia de Cooperar, celebrado em 30 de junho, promoverá iniciativas de cunho social nas comunidades onde atua a instituição financeira cooperativa

Por mais um ano, o Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,7 milhões se associados –, apoia o Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C. A data considera ações de responsabilidade social dos 13 ramos de cooperativismo atuantes no Brasil, incluindo o de cooperativismo de crédito, que transformam a realidade das comunidades por meio da prestação de serviços. Em 2018, as celebrações do Dia C completam cinco anos de atuação nacional e fazem parte da agenda estratégica do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).

O Dia Internacional do Cooperativismo acontece sempre no primeiro sábado do mês de julho, mas devido aos jogos da Copa do Mundo de Futebol, a data foi antecipada neste ano para o dia 30 de junho em todo o Brasil. Neste dia os voluntários contarão com o apoio do Sistema OCB para desenvolver, em âmbito nacional, ações em saúde, lazer, educação e cuidado com o meio ambiente.

As iniciativas do movimento Dia C estão alinhadas aos “17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Só no ano passado, mais de 2 milhões de pessoas foram beneficiadas pelas iniciativas de quase 1,6 mil cooperativas, realizadas em todas as regiões do País, por mais de 120 mil voluntários.

Presente em 22 estados e no Distrito Federal e com mais de 23 mil colaboradores, atuando em mais de 1.200 municípios, o Sicredi utilizará a sua rede e seu relacionamento próximo às comunidades para realizar ações como oficinas sobre gestão financeira, encenações teatrais e prestação de serviços em geral. Até o momento, a instituição financeira cooperativa tem mais de 200 iniciativas cadastradas para esta edição do Dia de Cooperar.

 

As ações do Dia C em Passo Fundo e região

Em Passo Fundo e na região de atuação da Sicredi Integração de Estados RS/SC se planeja uma grande mobilização. Um dos principais temas é a solidariedade e a preservação ambiental.

Neste sábado, dia 30, na Gare, participam além do Sicredi o SESC, Sebrae, Sest/Senat, Senac, ONG Brasil sem Frestas, Grupo de Escoteiros Guarani, JCI, Unimed Planalto Médio, Uniodonto, Cotrijal e as escolas Bom Conselho, Menino Jesus, Menino Deus, IE – Instituto Educacional Metodista, Notre Dame e Integrado UPF.

As escolas, durante dois meses estiveram trabalhando na Gincana da Cooperação. O objetivo foi envolver toda a comunidade escolar em uma grande ação para arrecadar alimentos e itens de higiene/limpeza. No sábado, data da realização do Dia C, o Sicredi fará a apuração das escolas que mais arrecadaram donativos e premiará em dinheiro os ganhadores.

As doações e o dinheiro será todo destinado para entidades carentes de Passo Fundo.

Conheça a programação do Dia C na região de atuação da Sicredi Integração de Estados RS/SC:


 

Município

 


Ações

Ernestina

- Recolhimento de material reciclável;

- Revitalização do pátio da Escola Educarte.

Pontão

- Adequação do espaço destinado a prática de esportes na Escola Alberto Torres;

- Plantio de flores e mudas frutíferas.

Mato Castelhano

- Plantio de hortaliças e flores;

- Revitalização do  parque de atividades das escolas do município.

Coxilha

- Plantio de árvores no parque de rodeios do município.

 

 

 

Passo Fundo

Local: Gare

Horário: das 10h às 16h30

- Aula de zumba;

- Apresentações de artísticas;

- Corte de cabelo;

- Penteados;

- Consultoria para micro e pequenas empresas;

- Exame de pele, de câncer bucal, teste de visão;

- Brinquedos para as crianças;

- orientação sobre adoção, convívio, alimentação e cuidados básicos com animais;

- arrecadação de alimentos, itens de higiene e limpeza e armações de óculos.


O Dia C nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o território nacional. Mais informações estão disponíveis pelo site diac.somoscooperativismo.coop.br.

Leia Também Expoacisa inicia nesta quinta-feira Cantata Natalina celebra o nascimento do menino Jesus Obras de canalização são realizadas no bairro Nenê Graeff Definida a programação da Expoacisa