SÃO PEDRO e SÃO PAULO.

Postado por: Maria Vani Gehlen Ramos

Compartilhe
A liturgia deste final de semana nos traz o relato de duas figuras fortes de nossa fé: São Pedro e São Paulo.
O evangelista Mateus 16,13-19 as descreve e nos traz a sua mensagem. Jesus pergunta a Simão Pedro: "vós quem dizeis quem eu sou?" Ele declara que Jesus é o Messias esperado e Jesus o confirma. Diante da segurança de Pedro Jesus propõe a construir uma nova comunidade, da qual Pedro será a pedra fundamental. "Tudo o que ligares na terra será ligado no céu. Tudo o que desligares na terra será desligado no céu." Mas, Jesus ainda quer saber o que o povo em geral pensa e afirma a seu respeito. Uns dizem que és João Batista, outros dizem que és Elias ou algum profeta. Porém Pedro responde com convicção e firmeza: "Tu és o Filho de Deus, o Cristo." Isto é válido ainda nos nossos dias: e vós quem dizeis que eu sou? Reconhecemos Jesus como o único Messias e salvador? Temos muitas dúvidas a este respeito? 
A figura de Paulo, aquele que passou de perseguidor para perseguido nos traz a mensagem de uma verdadeira conversão e adesão a Jesus. Ele não teve dúvidas de deixar tudo e seguir o Mestre. Teríamos coragem de abandonar tudo o que temos e sair para anunciar Jesus? Tudo o que possuímos e vivemos neste mundo é passageiro. Pensar sobre o valor e o significado das coisas deste mundo é salutar e preciso. 
Esta solenidade nos coloca novamente no grande sentido e profissão de nossa fé em Jesus. Assim sendo, peçamos a ousadia e a coragem de levar Jesus para os que ainda não o conhecem. Nos investir do poder, como esses grandes apóstolos e entregar nossa vida à causa do evangelho.
Bom domingo na paz do Senhor Jesus, reconhecidamente o Messias.

Leia Também A cilada do farol Coletivos urbanos Redução da maioridade penal só com uma nova constituinte Benefícios da semente de romã e saúde da pele