Ligação para prevenção ao suicídio passa a ser gratuita

Compartilhe

Ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV), que auxilia na prevenção do suicídio, passaram a ser gratuitas em todo o país. Um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde, assinado em 2017, permitiu o acesso gratuito ao serviço, prestado pelo telefone 188.

Por meio do número, pessoas que sofrem de ansiedade, depressão ou que correm risco de cometer suicídio conversam com voluntários da instituição e são aconselhados. Antes, o serviço era cobrado e prestado por meio do 141.

A ligação gratuita para o CVV começou a ser implantada em Santa Maria (RS), há quatro anos, após o incêndio na boate Kiss, que matou 242 jovens. O centro existe há 55 anos e tem mais de 2 mil voluntários atuando na prevenção ao suicídio. A assistência também é prestada pessoalmente, por e-mail ou chat.

CVV em Passo Fundo

O CVV iniciou suas atividades em Passo Fundo na segunda-feira, 18 de junho. Engajados em encontrar pessoas que queiram integrar a causa, os voluntários lutam para conquistar uma sede para o serviço. O assunto foi tratado pelo coordenador nacional de expansão do Centro, João Régis da Silva, e a presidente do comitê que manterá a entidade na cidade, Ciomara Benincá, com o presidente do Legislativo, Pedro Daneli (PPS), e o vereador Marcio Patussi (PDT).

Seja um voluntário

Para se voluntariar e contribuir com as atividades em Passo Fundo, basta ter mais de 18 anos e acessar o site https://www.cvv.org.br/.

Leia Também Bazar da APAE acontece nesta terça-feira Passo Fundo Solidária: ganhador do leilão, Kaizer Viebrantz, recebe faca personalizada das Rádios Planalto Motoristas profissionais com toxicológico realizado há mais de dois anos e meio devem renovar o exame Avião tem pane seca ao sair de aeroporto e vigilante confessa furto de combustível