Você já pensou em realizar uma certificação ambiental da sua empresa?

Postado por: Manoela Cielo

Compartilhe

Hoje em dia os consumidores estão cada vez mais exigentes no momento de adquirir produtos ou serviços, muitas vezes pesquisando se a empresa tem alguma certificação ambiental, para assim ter a garantia de que a mesma realiza processos ambientalmente corretos.

É dever de toda empresa ficar por dentro da legislação e normas técnicas vigentes a sua atividade e a certificação comprova esse comprometimento da empresa. Para certificar a sua empresa é necessária a verificação da legislação atual referente à sua atividade, bem como o seu cumprimento de forma integral e nesse momento é preciso uma atenção ao licenciamento ambiental.

Existem várias normas e as mais comuns são as da série ISO, sendo a ISO 9000 para a gestão de qualidade, a ISO 14001 para a gestão ambiental e a ISO 26000 para a responsabilidade social, lembrando que atividades do ramo alimentício e de saúde ainda possuem normas específicas.

Nesse processo de certificação através da contratação de um profissional habilitado, é fundamental realizar capacitações e treinamentos dos colaboradores da empresa. Para dar inicio ao processo de certificação é realizada uma pré-auditoria para diagnosticar se a empresa está em sintonia com os requisitos necessários. Após auditoria e recebimento da certificação, o auditor irá regularmente à empresa para verificar se as normas estão sendo seguidas e cumpridas.

Se desejar receber mais informações a respeito desse tema, envie e-mail para cieloambiental@gmail.com

Leia Também Gaúcho volta com saldo positivo de Soledade Selvageria nas ruas de Passo Fundo Suspensa liminar que desonerava folha de empresas de saúde O que provoca queda cabelo? Quais os alimentos que auxiliam na prevenção?