Escolas municipais passam a ter rede de dados por fibra óptica

Compartilhe

Todas as escolas de ensino fundamental da rede municipal de Educação da Prefeitura de Passo Fundo passaram a contar, já no primeiro semestre deste ano, com rede de dados por fibra óptica. Através de um esforço conjunto da Secretaria de Educação e Secretaria de Administração, através da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTEC), as escolas agora estão todas conectadas.

O aprimoramento da rede de dados por fibra óptica interliga todas as escolas com o centro administrativo municipal. Nesta primeira etapa de instalação a novidade ajudará os trabalhos administrativos das 35 unidades escolares de ensino fundamental. Com a nova rede, o acesso aos sistemas informatizados da Prefeitura e da internet ficará mais rápido, seguro e com maior disponibilidade. Além disso, a fibra óptica também permitirá futuramente a ampliação da rede de câmeras de segurança das escolas e a comunicação telefônica poderá ser feita por voz sobre IP (VoIP), gerando economia para as unidades e para a Secretaria de Educação.

Ampliando as possibilidades
Até a finalização da instalação da rede de fibra óptica, as escolas municipais possuíam conexão limitada para navegação na internet. Já com a nova rede essa conexão, vai ficar quatro vezes mais rápida, ou seja, haverá grande diminuição no tempo para receber ou enviar informações, ampliando as possibilidades de uso da rede para fins administrativos.

(Foto: Arquivo/PMPF)

Leia Também Jornadas Literárias de 2019 já têm data marcada Tudo preparado para o sucesso do 3° Canto Galponeiro Jornada Nacional de Literatura será tema de documentário IMED promove palestra com ex-ministro da Saúde Ademar Chioro dos Reis