Peru confirma presença no Festival de Folclore

Compartilhe
O XIV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, que acontecerá em agosto de 2018, é promovido pela Prefeitura de Passo Fundo e AOFFERS – Associação de Organizações de Festivais Folclóricos do Rio Grande do Sul, com as chancelas internacionais do CIOFF, FIDAF E FEBRARP. Tem aprovação Ministério da Cultura através da Lei Rouanet. O Equador estará presente através da COPANHIA ARTÍSTICA ESSÊNCIA AMANCAES, que virá do Peru.

COMPANHIA ARTÍSTICA ESSÊNCIA AMANCAES
Esse desejo nasceu em um momento crucial para todos: Na escola de ensino médio, onde aspectos físicos e emocionais mas, acima de todos os aspectos culturais é descoberto, algo muito valioso que ter parâmetros, criar hábitos em as suas vidas. Descobrir que o seu país é rico em sua diversidade cultural, os faz plenamente envolvidos em suas diversas manifestações conhecidas como música e danças folclóricas.  Com o tempo esse desejo se tornou realidade, e aí iniciou a COMPANHIA ESSÊNCIA AMANCAES, para tentar resgatar um costume antigo que ocorreu nos Pampas de Rimac, onde Amancaes, que são flores desabrochadas, a Festa de São João foi realizada “Juan Bautista” acompanhado de danças da época como valsa, marinheiro, escorregadio, tondero e zamacueca. Para eles a flor de amancaes representa seus jovens, porque esta flor silvestre cresce em situações adversas de pedras, nevoeiro e entre ervas daninhas. Estas condições para os jovens são as dificuldades e os perigos da sociedade de hoje, más amizades, drogas e falta de  oportunidades. Apesar de toda a natureza negativa nos dá uma planta com flor. Vários deles, tem sementes verdes que germinam no chão e depois de cair enraizada no solo, para garantir o nascimento de mais plantas.
Da  mesma forma, treinam as crianças garantindo a continuidade do ensino. Também sugerem que nós, principalmente ensinemos música folclórica aos jovens e danças usando técnicas contemporâneas e ballet, desta forma são formados com os valores que são fundamentais para realizar ensaios de forma sistemática, disciplina e responsabilidade e, assim, transmitir uma mensagem que podem transportar o público para lugares ou cenários ao longo do tempo.
Seu objetivo é proporcionar apresentações folclóricas para disseminar suas danças e costumes através de encontros culturais, dentro ou fora do seu país e ajudar os jovens a desenvolver suas habilidades e talentos.
A Companhia Artística Essência Amancaes foi fundada em 13 de julho de  2013, em Lima, capital do Peru, sob a direção geral de Gianfranco Bances Israel Galvan, a fim de difundir o folclore peruano, em nível nacional e internacional. Isso lhe permitiu ser uma dos melhores grupos do seu país, mostrando o trabalho nos melhores restaurantes turísticos, empresas públicas e privadas.
Atualmente é membro ativo do CIOFF PERU, este ano será o único grupo de sua região que representará o CIOFF em festivais internacionais.


Leia Também Jornadas Literárias de 2019 já têm data marcada Tudo preparado para o sucesso do 3° Canto Galponeiro Jornada Nacional de Literatura será tema de documentário IMED promove palestra com ex-ministro da Saúde Ademar Chioro dos Reis