Programa Adote o Verde incentiva adoção de praças em Passo Fundo

Compartilhe

Uma das formas encontradas para realizar os cuidados necessários dos locais de lazer do município, conservando as praças, parques canteiros centrais e áreas verdes, é o compartilhamento da responsabilidade de uso com a comunidade. A iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo, através do Programa Adote o Verde, já conta com adesões em mais de 20 espaços dentro da cidade.

Conforme o secretário de Transportes e Serviços Gerais (STSG), Cristiam Thans, muitas pessoas, empresas e entidades procuram a secretaria para receber informações e medidas para as adoções. “Este compartilhamento de responsabilidade já proporcionou a adoção de diversos locais na cidade, que estão sendo cuidados e recebem manutenção adequada. Ainda temos mais locais aguardando para serem adotados. As pessoas podem se organizar em grupos, as associações de moradores e colaborar com os cuidados destes locais de lazer das comunidades dos bairros”, observou o secretário

A formalização para pessoas, empresas ou entidades participarem da iniciativa iniciou com o Programa, a fim de dar manutenção para os serviços realizados nos locais e mostrar como o patrimônio público merece a atenção de todos, cada um colaborando com ações dentro de suas possibilidades. 

Os locais adotados são devidamente visitados pela secretaria de Transportes e Serviços Gerais, que fiscaliza o cumprimento dos itens do termo de adesão, quanto a limpeza, jardinagem e corte de grama.

Como funciona o Adote o verde?
Com a ampliação da recuperação e da manutenção dessas áreas, a ação consiste na adoção dos espaços por parte da comunidade, instituições, empresas e particulares, que assumem em conjunto com o Poder Público a responsabilidade de urbanizar, limpar e tornar cada um desses espaços em locais agradáveis para o lazer, educação ambiental e qualidade de vida.

Como participar?
Quem tiver interesse em participar do programa pode entrar em contato pelo telefone (54) 3316-7201 ou pelo e-mail adoteoverde@pmpf.rs.gov.br.


Leia Também Barragem do Capingui: avaliada licença de operação do reservatório Rio Passo Fundo: análises indicam Classe 4 para a qualidade da água Ação realiza limpeza de ruas no Loteamento César Santos RS: nove propriedades desmataram 56 hectares de Mata Atlântica