Professor José Carlos Carles de Souza avalia seu trabalho como reitor da UPF

Compartilhe

Durante o programa Frente a Frente desta quarta-feira (18), Ari Machado conversou com o professor José Carlos Carles de Souza, que fez uma avaliação do seu trabalho à frente da reitoria da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Na sexta-feira (20), o cargo será assumido pela nova reitora, professora Bernadete Maria Dalmolin, eleita no dia 23 de maio deste ano.

O professor ressaltou a importância do envolvimento da instituição com o crescimento da cidade e também da região, a ampliação dos cursos e a formação destes profissionais. São mais de 77 mil alunos formados.

Em 2010, quando assumiu o cargo, havia apenas um programa de doutorado. Atualmente, são seis e mais dois estão a caminho. Lembrou também, que na época havia seis programas de mestrado, hoje, são 17 e mais dois estão surgindo.

A Universidade de Passo Fundo conta com 60 cursos diferentes, várias opções de carreiras, conjugando isso com a pós-graduação e área de pesquisa. José Carlos falou também sobre a instalação do Parque Científico e Tecnológico que aconteceu em 2013, quando surgiu o primeiro módulo e três anos depois, em 2016, mais dois módulos foram criados.

Sobre as dificuldades e crises, falou sobre manter o foco no futuro para enfrentar estas fases.

“Desde o início, na década de 1950, quando iniciou a história da Universidade de Passo Fundo, nós viemos construindo essa história porque a universidade sempre congregou pessoas com essa determinação, que conceberam muito bem a missão de levar adiante.” disse o reitor se referindo aos demais colegas que colaboram com o crescimento da instituição.

Assista a entrevista completa CLICANDO AQUI.

Leia Também Rede municipal de educação: nenhuma criança fora da escola Reitoria da UPF visita as Rádios Planalto Inicia o período de matrículas nas escolas da rede municipal Período de férias favorece surgimento de vagas de estágio