Encontro do Meu Bebê, Meu Tesouro acontece nesta quinta-feira

Compartilhe

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Saúde, promoverá nesta quinta-feira (19) um encontro para gestantes do Programa Meu Bebê, Meu Tesouro e da Atenção Básica das unidades de saúde da rede municipal. As atividades acontecerão a partir das 13h30, no auditório do 3º andar do campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que fica entre as ruas Teixeira Soares e Capitão Araújo, com entrada pela Capitão Araújo. 

Neste primeiro momento, participarão as gestantes do Meu Bebê Meu Tesouro que pertencem à região da Vila Luiza – UBS Menino Deus, ESF Santa Marta, UBS Donária, UBS Jardim América, Cais Luiza e UBS Nossa Senhora Aparecida. Também participarão do encontro gestantes destas unidades que são assistidas pela Atenção Básica. 

O objetivo é fortalecer o vínculo dos grupos de gestantes em todas as unidades de saúde, trabalhando principalmente o acolhimento e o autocuidado. Os encontros também são importantes para a divulgação do Meu Bebê, Meu Tesouro e inclusão de gestantes que necessitam do auxílio do programa. Com uma sequência de encontros prevista, outras regiões serão atendidas nos próximos meses.  

Programação
13h30 Abertura do encontro 

14h Gestantes e equipe de saúde entram na roda!
Teatro: O dia a dia de uma gestante!
Facilitadores: equipe da Secretaria de Saúde
Descrição: os profissionais da Secretaria de Saúde irão recriar, através de teatro, situações problemáticas recorrentes no cotidiano das mulheres que vivenciam o período da gestação. 

15h15 Estações da gestação: circulando pelo universo da gestante!
Estação 1 – Aleitamento materno
Estação 2 – Banho
Estação 3 –Fono e farmácia
Estação 4 – Autocuidado
Descrição: as gestantes poderão circular pelas estações com temáticas variadas, respeitando suas dúvidas e inquietações com relação ao processo da gestação. 

16h30 Porque alimentação também é autocuidado! 

17h Encerramento

O programa
O Meu Bebê, Meu Tesouro tem foco em gestantes vulneráveis, seja por questões de saúde, familiar ou financeiras, sendo oferecido em toda a rede municipal. Qualquer gestante que é atendida pela rede pode solicitar avaliação para participar. Entre os objetivos do programa está a redução da mortalidade infantil, humanização, segurança, cuidado e estreitamento da relação entre mãe e filho. A equipe responsável realiza todos os encaminhamentos de exames, orientações e atendimento de cada mulher e criança.

Desde o início do Meu Bebê, Meu Tesouro, em 2013, 2.195 mulheres foram cadastradas e 1.925 nascimentos foram registrados. Em 2018, já são 238 novos cadastros e 246 nascimentos. 

A atuação do programa se dá pelo monitoramento através de ligações e visitas domiciliares, agilidade em consultas e exames pagos pelo SUS e participação no COAPES para agilizar capacitação das equipes em relação à amamentação e ao acolhimento, dentro da perspectiva da educação permanente.

(Foto: Arquivo PMPF)


Leia Também Contratada nova empresa para operar Samu estadual É hoje o 'Dia D de Vacinação' contra Polio e Sarampo Dia D de vacinação contra pólio e sarampo será neste sábado Aberta a Jornada de Nutrição em Passo Fundo