Uso de biológicos em favor da agricultura

Compartilhe

A Agrícola Plantagro promoveu nessa quinta-feira (19), em Carazinho, um jantar palestra sobre o uso de produtos biológicos para prevenção de doenças e pragas na lavoura. Esteve palestrando o diretor da Agrobiológica (Leme-SP), engenheiro agrônomo Rafael Neto Moreira Garcia. 


Participaram, produtores de diversas regiões do Rio Grande do Sul, que já estão usando os produtos como o Multibacter. Edson Trentin, agricultor de Passo Fundo, disse que conseguiu reduzir quantitativamente seus custos de produção de soja, usando produtos biológicos. Trentin, observou ainda que os biológicos agregados aos defensivos normais potencializam muito a ação dos produtos e faz com que reduza o uso de químicos, sobrando mais dinheiro, disse ele. O produtor, que também é agrônomo, salienta ainda os benefícios à saúde do produtor e dos operadores que fazem o manejo da lavoura. 
O diretor da Agrobiológica, explicou que existem muitas bactérias para o controle de pragas e doenças, mas que são caras, e a empresa desenvolveu essas tecnologias, como o Multibacter e máquinas, até mesmo artesanais, que são oferecidos ao produtor para criar bactérias na propriedade. “Não podemos mais apagar incêndio, temos que prevenir, todo o manejo biológico é preventivo, aqui no Rio Grande do Sul o produtor de soja sofre com o ataque da ferrugem asiática e a perda de eficiência dos fungicidas existentes no mercado, nossos produtos biológicos auxiliam na prevenção às doenças e, inclusive, na sobrevida dos químicos existentes no mercado, explicou. 


O diretor da Plantagro, Erno Schuh, agradeceu aos produtores rurais que vieram de diversas regiões do Rio Grande do Sul e que estão aplicando os produtos biológicos com uso intensivo, baixo custo e resultados positivos nas lavouras. (Mais informações na Plantagro, 054 3329 5507).

Leia Também Começa Projeto Participação em Família da Cotrijal Prefeitura orienta entidades sobre pequenas agroindústrias Feira do Produtor completa 43 anos Lançada a Expointer 2018