Avós: tradição, memória e afeto

Postado por: Ari Antônio dos Reis

Compartilhe

Hoje celebramos o dia dos avós em memória aos avós de Jesus, Joaquim e Ana. Esta memória ligada a tradição cristã convida a ler a importância dos idosos na vida de cada ser humano. Os avós são compreendidos como os guardiões da memória e da história de um povo ou de uma família. 

Os povos africanos compreendem que cada vida que desabrocha é pela força dos pais e dos avós, por isso toda a consideração para com os genitores. A pessoa é considerada viva porque tem um ascendente. É filho e neto de alguém. Este, por sua vez, tem o compromisso de deixar uma descendência.  Quem vai lhe garantir a finalidade e memória de sua vida e existência é o descendente. No plano das relações sociais o ser humano deve muitas coisas à existência daqueles que vieram antes dele e criaram regras para que seus contemporâneos e conterrâneos pudessem seguir vivendo, articulando-se conforme as condições de sobrevivência. Os avós são os guardiões desta memória tão importante.

Estes elementos da cultura africana encontram-se disseminados na nossa cultura. Ao lembrarmos os avós necessariamente lembramos a tradição, a memória histórica, a experiência familiar, a cultura que vai sustentando uma caminhada. Cada avô e avó, geralmente já na terceira idade, significam a memória cultural de uma família e de uma comunidade. Recorremos a eles quando necessitamos de uma releitura do passado temperada do aspecto afetivo.  

Contudo, nossos avós são mais do que isso. Sua importância na vida familiar e comunitária extrapola a dimensão histórica cultural. Em uma sociedade que acentua o tecnicismo, que insiste em nos fazer acreditar que valemos pelo que produzimos, que nos mede pelo que ofertamos ou adquirimos no mercado, a presença dos avós diz da possibilidade de outra forma de relação. Privilegia o valor da pessoa pelo que ela é. Então as dimensões do afeto, respeito, carinho, atenção, cuidado, marcarão nossas relações. Os avós nos convidam a um olhar diferente para o mundo.

Leia Também Homenagem a clubes da cidade gera polêmica A mais equilibrada Série Prata dos últimos anos O que evitar quando há retenção de líquidos? ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA