A importância da comunidade para sua segurança

Postado por: Gilnei Fogliarini da Costa

Compartilhe

Ao pensarmos em segurança devemos olhar a importância de uma comunidade unida, assim como se vivia antigamente, onde as casas não precisavam de grades nem muros, tão pouco cercas elétricas, câmeras de vídeo monitoramento e alarmes, no tempo em que todos os vizinhos se conheciam, as crianças brincavam na casa dos vizinhos com os amigos sem a preocupação dos pais, e ao mesmo tempo cuidavam uns dos outros com a maior devoção.

Ao passar dos anos houve o afastamento entre vizinhos, onde as pessoas passaram a ficar mais tempo longe de suas residências, até aqueles que moram em um mesmo prédio, com diversos ambientes em comum, não sabem quem reside do outro lado da parede, deste modo, por não saber quem está ao seu lado passou a não se interessar pelo o que ocorre com seu vizinho, e quando observa algo errado se abstém por não querer tomar para si os problemas do outro. Desta forma com receito que sua área seja invadida começaram a erguer muros, grades, fortalezas, se isolando do que ocorre a sua volta.

Esta “desunião” por parte das pessoas acaba por gerar uma sensação de confiança ao infrator na hora de cometer um ilícito, observando aquele ambiente onde as pessoas passam a não ter interesse em intervir, ou mesmo de denunciar, os delinquentes passaram executar o ato com tranquilidade.

Então, por que não ajudarmos o vizinho a promover a “nossa segurança”? Simples, é mais fácil sentar esperar, e depois criticar o Estado. Nos dias atuais muitas vezes quando somos chamados a testemunhar um fato que ocorreu em nossa comunidade, e fazer com que aquele fato não mais ocorra, poucos tem a consciência da importância de ajudar. E o que ganha quem ajuda em uma comunidade unida? Auxiliando junto a sua comunidade estará protegendo a si, sua família e seus bens, terá, com absoluta certeza, uma qualidade de vida extremamente saudável.

Hoje as Políticas Públicas tem chamado cada vezes mais a comunidade para participar da construção de espaços comunitários, devemos lembrar que nada se constrói do dia para a noite, mas este sistema poderá ser bem aproveitado se perdurar como obra e incentivo para as próximas gerações.

Se a comunidade unida entender a importância da união, e passar a se dedicar em prol de um objetivo, dificilmente não alcançaremos uma sociedade mais segura.

Leia Também Governador eleito caindo na realidade Bolsonaro, 2019!!! Comer doce vicia? 560 mil quilômetros de histórias e contando