Quem não gosta de pipoca? Conheça as propriedades nutricionais

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

Quem não gosta de assistir um bom filme degustando uma pipoca? Ou tomando um chimarrão entre amigos e uma bela porção, salgada ou doce ela é sempre muito bem vinda.

Estudos mostram grandes benefícios da pipoca porque contem fibras, polifenóis, antioxidantes, vitaminas do complexo B, manganês e magnésio e seu consumo pode trazer inúmeros benefícios à saúde. Atualmente há pesquisas que mostram que a pipoca pode conter mais antioxidante e ser mais eficiente ao sistema imunológico do que muitas frutas e hortaliças.

No entanto, a forma como é consumida pode quase que anular os benefícios desse alimento. O seu limite como um alimento saudável termina quando começa a adição exagerada de sal, manteiga, conservantes industrializados ou outros aromas e coberturas sobre ela. O calor é tudo o que o milho de pipoca precisa para estourar, por isso evite cozinhar com azeite ou outros óleos vegetais, uma vez que pode impactar no teor de polifenóis presentes na casca da pipoca??.

Uma porção 1 xícara de pipoca estourada (sem manteiga ou óleo)

·                     Energia: 31 calorias

·                     Carboidratos: 6,2 g

·                     Fibras: 1,2

·                     Proteínas: 1,1 g

·                     Gorduras: 0,35 g

Você pode estourar com o calor da panela ou colocando em m saco de papel e estoure no micro ondas, não é necessário colocar óleo ou outras gorduras, mas evite as versões prontas micro-ondas essas compras em mercado pois tem alto índice de gordura trans.

Leia Também Governador eleito caindo na realidade Bolsonaro, 2019!!! Comer doce vicia? 560 mil quilômetros de histórias e contando