Colesterol: saiba quais são os fatores de risco

Compartilhe

Durante o programa Comando Popular, Patric Cavalcanti conversou com o cardiologista dr. Carlos Alberto Mattos, coordenador do Serviço de Hemodinâmica e membro do Instituto do Coração de Passo Fundo.

O tema em destaque foi o Dia Mundial de Combate ao Colesterol, que acontece em 8 de agosto. 

O colesterol é um tipo de gordura presente em grande parte dos alimentos, principalmente na carne vermelha. É considerado a principal causa de infarto agudo do miocárdio e de acidente vascular cerebral (derrame) isquêmico. Ambos se enquadram no grupo de doenças cerebrovasculares e são os que mais matam no Brasil e no mundo.

A melhor maneira de prevenir o problema é evitar os fatores de risco.

Os principais fatores de risco são: alimentação inadequada e o sedentarismo, mas há outros, como tabagismo, álcool, obesidade e o fator emocional (estresse).

As dicas incluem ainda a realização de atividade física regularmente.

Em relação à alimentação, é importante reduzir a ingestão de gorduras, sal e açúcar. As doenças cardiovasculares estão acometendo mais jovens atualmente.

O ideal é fazer exames uma vez por ano a partir dos 10 anos de idade, com atenção maior depois dos 30. Se a pessoa tiver antecedente na família de doenças cardiovasculares, o indicado é começar o tratamento na infância e continuar ao longo da vida.

*Com informações do www.portal.saude.gov.br

Ouça a entrevista completa:

  • Fatores de risco - COLESTEROL

Leia Também Espírito Natalino espalhado pelos corredores do HSVP Idosa em situação de urgência não é atendida a tempo e morre no interior de Passo Fundo Confira os aprovados do Curso Técnico de Enfermagem HSVP Centro de Especialidades Odontológicas fará 350 atendimentos por mês