Município de Passo Fundo comemora 161 anos

Compartilhe
O município de Passo Fundo está de aniversário. Nesta terça-feira, 07 de agosto, são comemorados os 161 anos de emancipação político-administrativa. Na data não é feriado, o qual é lembrado na data da padroeira Nossa Senhora da Conceição, em 8 de dezembro.
A conhecida Capital do Planalto Médio é o maior município do Norte do Rio Grande do Sul, com população estimada em 197.798 habitantes, conforme o último censo.  Passo Fundo também é conhecida por ser a Capital Nacional da Literatura.
O município foi emancipado em 28 de janeiro de 1857, teve sua formação a partir de 1827, como resultado da ocupação do Planalto Médio e Alto Uruguai, e seu território original hoje abriga 107 municípios do Rio Grande do Sul. Leva o nome  de Passo Fundo em razão de um rio de mesmo nome utilizado pelos tropeiros desde o século XVIII.
O município é uma referência no sul do Brasil na área de saúde, com destaque também na área de serviços e agronegócio.  Possui
 73 escolas públicas (34 estaduais e 39 municipais) e 9 particulares.  Conta ainda nove instituições de ensino superior: a Faculdade Meridional (IMED), Universidade de Passo Fundo (UPF), a UFFS Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Passo Fundo, Anhanguera de Passo Fundo, Faculdade Anglo-Americana, a Universidade Norte do Paraná - Pólo Passo Fundo (Unopar), Faculdade Senac e ainda o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense, campus Passo Fundo.

Leia Também Prazo final para requerer voto em trânsito Passo Fundo alcança 50% da meta de vacinação contra sarampo e poliomielite Polícia investiga matança de cães em Herval RS tem virada no tempo e semana começa fria