Folclorista Paixão Côrtes está internado na capital gaúcha

Compartilhe

Familiares do folclorista e historiador Paixão Côrtes, de 91 anos, estão pedindo doações de sangue, de qualquer tipo, depois que ele teve de se submeter a uma cirurgia no Hospital Ernesto Dorneles, em Porto Alegre. Côrtes permanece internado na CTI da casa de saúde desde 18 de julho, quando sofreu uma queda e fraturou o fêmur.

Cinco anos atrás, Paixão Côrtes ficou cerca de quatro meses internado, na mesma casa de saúde, devido a um quadro de diverticulite.

Compositor, folclorista, radialista e pesquisador da cultura gaúcha, Côrtes é natural de Santana do Livramento. Junto com Barbosa Lessa e Glauco Saraiva, fundou o Movimento Tradicionalista Gaúcha (MTG) no Rio Grande do Sul. Em 1948, fundou o CTG 35, em Porto Alegre. Em 1954, serviu de modelo para a estátua do Laçador, obra do escultor Antônio Caringi instalada na zona Norte da Capital e escolhida, em 1992, símbolo de Porto Alegre.


Foto: Web Porto Alegre

Leia Também Prazo final para requerer voto em trânsito Passo Fundo alcança 50% da meta de vacinação contra sarampo e poliomielite Polícia investiga matança de cães em Herval RS tem virada no tempo e semana começa fria