O que evitar quando há retenção de líquidos?

Postado por: Jureci Machado

Compartilhe

Cerca de 60-70% do nosso corpo é constituído de água. Para manter este equilíbrio, o nosso organismo tem mecanismos compensatórios que lhe permitem eliminar mais ou menos água de acordo com a percentagem que possui no momento.

Quando a ingestão hídrica é reduzida, os líquidos presentes nos vasos sanguíneos saem dos mesmos e acumulam-se no tecido subcutâneo, normalmente nas pernas, tornozelos, mãos, pés e abdómen, provocando o aspeto inchado da pele, sensação de pernas pesadas, desconforto e um aumento de peso.

Portanto, quando se diminui a ingestão de água o organismo irá reter como um mecanismo de equilíbrio, outro fator relevante, as mulheres são as que mais sofrem com isso, devido às alterações hormonais, as quais podem aumentar até 3 kg até terminar o ciclo.

É importante evitar alimentos ricos, em sal, açúcares, os enlatados, embutidos, conservas, refrigerantes, produtos diet, bebida alcoólica, pão branco e produtos refinados e ainda a ingestão excessiva de café.

Pode-se recorrer a chás como: chá verde, cavalinha, hibisco.

Não esqueça, aumente a ingestão de água para cada litro de chá, café ou chimarrão, beba pelo menos 1,5 l a mais, para que o corpo consiga recuperar as perdas.

 

Leia Também Bolsonaro, 2019!!! Comer doce vicia? 560 mil quilômetros de histórias e contando Negócios da área da saúde e a preocupação ambiental