Folclore

Postado por: Isadora Fochi

Compartilhe

Hoje dia 22 de Agosto é comemorado no Brasil todo o Dia Nacional do Folclore. Sem dúvidas o folclore brasileiro, por si só, é incrível e muito variado. Se analisarmos as peculiaridades de cada região, iremos nos surpreender com a tamanha diversidade, especialmente étnica que, por através dos tempos, ajudaram a formar o mosaico que é nosso país, e também nosso estado.

O termo Folclore vem do inglês folklore, ramificando a palavra temos: folk – povo e –lore sabedoria ou conhecimento, logo, folclore nada mais é do que a soma da sabedorias populares, passadas oralmente de geração em geração. O Rio Grande do Sul possui um folclore muito diversificado que foi se moldando através dos tempos, obtendo contribuições de inúmeras etnias, como a indígena, alemã, portuguesa, italiana, polonesa e negra. Tantas contribuições criaram um misto de culturas que se convergiu da melhor forma possível aqui no estado. Esse misto, formou nosso folclore que certamente é dos mais ricos e variados que existem.

Com o tradicionalismo surgido em 1947, o folclore gaúcho passou a ganhar uma atenção maior e isso ajudou muito no que se diz respeito a expansão e divulgação do mesmo na sociedade. As danças, poesias, músicas, lendas e crenças são parte do imaginário popular de todo e qualquer povo, e não seria diferente com o povo gaúcho. Dessa forma, promover o destaque desses certames é fundamental para uma grande preservação continuo dos aspectos folclóricos do nosso estado. E certamente, isso está acontecendo. O intercambio cultu8ral promovido por eventos, principalmente os festivais de folclore que estão espalhados pelo estado, são convidativos para todos os países do mundo, assim garantindo uma amplificação do alcance dos nossos costumes e também, integrando-os as diferentes culturas.

 

Leia Também 560 mil quilômetros de histórias e contando Negócios da área da saúde e a preocupação ambiental Declaração Universal dos Direitos Humanos As saídas temporárias dos presos