A sua empresa gera resíduo?

Postado por: Manoela Cielo

Compartilhe

Todo empresário, ao escolher prestar determinado serviço, necessita buscar diversas informações para realizar a sua atividade dentro das normas e exigências legais, porém dentro desse processo de regularização, a questão ambiental acaba sendo vista como mais um entrave burocrática, o qual precisa de aprovação.

Felizmente não é bem assim. A questão ambiental é necessária em diversos momentos, inclusive quando o empreendimento ainda nem existe, mas necessita de uma aprovação prévia da área. Mas também existem atividades que não necessitam de licenciamento ambiental, recebendo apenas uma isenção, o que muitas vezes confunde o empreendedor quanto a sua responsabilidade ambiental.

Você parou para analisar se o seu empreendimento gera resíduo? Com certeza sim, indo de lixo doméstico à efluentes industriais. É responsabilidade das empresas que geram resíduos fazer o seu gerenciamento, bem como a destinação adequada do mesmo.

Dentro dessa avaliação, um profissional habilitado faz o diagnóstico da atividade, bem como o levantamento dos resíduos e/ou efluentes, perigosos ou não perigosos, gerado em diferentes processos, aplicando legislações e normas técnicas específicas para cada caso.

Conforme a Lei Federal nº 12.305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos “na gestão e no gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos”.

Essa obrigação legal enquadra todas as atividades geradoras de resíduos, seja de alimentos, bebidas, saúde, metalúrgica, mecânica, transportes, entre outras, podendo estar classificada como indústria, comércio, serviços ou agronegócios.

Quando uma empresa contrata uma consultoria especializada para realizar o gerenciamento correto do seu resíduo, suas tomadas de decisões ficam mais seguras, efetivas e econômicas. Além disso, a atividade começa operar dentro das normas legais ambientais, mas também com responsabilidade junto à sociedade e comunidade ao seu redor.

Tem interesse em fazer o gerenciamento correto dos resíduos de sua empresa, mas tem dúvidas por onde começar? Entre em contato pelo e-mail cieloambiental@gmai.com e solicite mais informações.

Leia Também 560 mil quilômetros de histórias e contando Negócios da área da saúde e a preocupação ambiental Declaração Universal dos Direitos Humanos As saídas temporárias dos presos