Orientações de segurança

Postado por: Gilnei Fogliarini da Costa

Compartilhe

Mais uma vez venho alertar para o perigo do início de mês, período de pagamento de salários e benefícios ocorre um aumento significativo de transeuntes nos centros das cidades, gerando um fluxo intenso de valores no comércio. Estas variáveis se multiplicam com a quantidade de delinquentes nestas áreas com o propósito de aproveitar-se da desatenção das pessoas e efetuarem ataques aos transeuntes e aos estabelecimentos comerciais. Desta forma cabe orientar a sociedade em como agir de forma preventiva.

Jamais conte dinheiro em público, nem saia com grandes valores se não houver necessidade. Separe pequenas quantias de dinheiro para pagar passagem, café, etc. Procure não usar a carteira nos bolsos de trás de suas roupas, nem ande com todos os seus documentos ou todos os seus cartões de crédito. Bolsas devem ser conduzidas na frente do corpo, com as alças firmemente seguras, em caso de bolsa sem alça, ela deve ser conduzida junto ao corpo, protegida pelo braço, e carregue seu celular da maneira mais discreta possível.

Evite passar em ruas ou praças mal iluminadas, evite dobrar a esquina junto a muros, prefira a beira do passeio. Evite cortar caminho por becos, vielas, ruas desconhecidas, terrenos, construções, etc. Não ande sozinho, especialmente à noite.

Não peça orientações a estranhos, procure um policial ou estabelecimentos comerciais. Notando que está sendo seguido por elemento suspeito, aja com naturalidade, entre em qualquer lugar público e ligue para o telefone 190.

Fique sempre atento. Lembre-se: os assaltantes valem-se principalmente do fator surpresa e da desatenção para atacarem suas vítimas. A prevenção é a melhor forma de evitar transtornos, oriente familiares e vizinhos a agirem com cautela e prevenção. Esteja atento ao que esta ocorrendo à sua volta, caso desconfie de alguma atitude suspeita comunique a Brigada Militar imediatamente.

Leia Também Vêm aí momentos ainda mais difíceis para o funcionalismo do Estado Ministério da Saúde libera recursos para o Qualifar-SUS Alimentos ricos em Potássio Nossa Senhora da Conceição