Bíblia: expressão da sabedoria de Deus!

Postado por: Ari Antônio dos Reis

Compartilhe

Estamos no mês da Bíblia. Para os cristãos a Bíblia descreve a trajetória de fé do Povo de Deus, escrita por muitas pessoas, durante muito tempo.  Costumeiramente no mês de setembro se propõe um livro para aprofundamento. A proposta deste ano é a reflexão sobre o livro da Sabedoria a partir do tema: “Para que n’Ele nossos povos tenham vida” e o lema: “A sabedoria é um espírito amigo do ser humano”.

Além deste, os outros livros da Bíblia também relatam a sabedoria de Deus em relação aos homens e mulheres ao longo dos tempos. É uma chave de leitura para refletirmos a Palavra de Deus à luz da fé. Esta sabedoria se reveste de algumas características.

  A primeira característica da sabedoria divina está na criação e a responsabilidade dada ao ser humano para cuidar da obra criada. Cabe destacar que é uma responsabilidade caracterizada pelo cultivo e o cuidado com tudo o que Deus criou (cf. Gn 2,15).

A segunda característica está na disposição de fazer uma aliança com o povo. A aliança permitiria a continuidade do projeto libertador iniciado pela saída do Egito (cf. Ex 13, 17ss) e embasado em um projeto alternativo construído no deserto (cf. EX 34,10ss).

Nos momentos de traição de parte do povo, Deus insistia na manutenção da aliança, mediado pela ação dos profetas, pois o Pai Criador e Libertador queria continuar a cuidar dos seus filhos e expressar toda a sua atenção (cf. Ex 34, 11-16) que acentuam a terceira característica desta sabedoria, a misericórdia sem limites.

Em determinado momento da história Deus expressou a sabedoria de forma plena. Jesus se fez a nova e definitiva aliança de Deus com a humanidade. Ele revelou isso de forma consistente, pois, todas as suas atitudes mostraram sintonia com o desejo de Deus (cf. Mc 1,11) e tinham como interlocutores privilegiados os últimos do seu tempo (cf. Lc 4, 16-20).  O povo foi sentindo isso, e, de forma admirada, se expressava: “Deus visitou o seu povo” (cf. Lc 7,16).

Esta sabedoria, experimentada ao longo da história da humanidade, encarnada na pessoa de Jesus Cristo, faz-se uma referência para toda a humanidade. Em tempos de complexidade, de extremismo e fundamentalismo, vale a pena refletir o que Deus foi dizendo ao longo dos tempos. É a sabedoria divina que contrasta com a pretensa sabedoria humana, porque liberta e dá autonomia na condução da vida a partir de Jesus Cristo (cf. 1Cor 1,30)

Busquemos cada vez mais a leitura e reflexão da Bíblia. Façamos isso pela fé e compreendendo que ali está a descrição da sabedoria que brota do amor de Deus pelo seu povo, plenificado na pessoa de Jesus! 

Leia Também Pobreza de propostas em campanhas eleitorais Alimentos aquecidos a altas temperaturas e risco de câncer Armando, Nicanor e Itamar. Nossa Senhora Aparecida, clamamos por paz!