Faculdade de Medicina da UPF está entre as melhores do país

Compartilhe

A qualidade do ensino da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), por meio da acreditação do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme). Num universo de mais de 300 Escolas de Medicina no país, a Faculdade da UPF tornou-se uma das 10 a receber o selo de qualidade no Brasil. O coordenador do curso de Medicina, professor Dr. José Ivo Scherer, participou, em Brasília, da cerimônia de entrega do selo de acreditação. 

O coordenador do curso de Medicina da UPF explica que a Abem, preocupada com a boa formação dos  futuros médicos do país, uniu-se ao Conselho Federal de Medicina – órgão que possui atribuições constitucionais de fiscalização e normatização da prática médica e com competência  de registro profissional do médico e aplicação de sanções do Código de Ética Médica – para o desenvolvimento e a implementação do Saeme, numa perspectiva de reafirmar seus compromissos com o exercício profissional ético e a formação de médicos competentes e adequados às necessidades do país.  Ancorado nesse escopo, o Sistema de Acreditação de Escolas Médicas nasce da demanda de maior participação das escolas médicas, das entidades profissionais e da sociedade no desenvolvimento de uma visão crítica sobre a qualidade da formação médica no Brasil e da necessidade de apresentar à sociedade um processo de acreditação transparente e independente.

“Nossa Escola aderiu ao processo de avaliação do Saeme, o qual compreendeu uma etapa de preenchimento on-line de um questionário que abrange cinco domínios (gestão educacional, programa educacional, corpo docente, corpo discente e infraestrutura), estruturados em 80 subdomínios, seguida de análise desses dados e visita por uma equipe composta por 4 avaliadores (3 docentes e 1 discente). O resultado dessa avaliação foi encaminhado para uma Comissão de Acreditação que nos enviou um relatório pormenorizado, acreditando-nos, e apontando nossas potencialidades, nossas fragilidades e sugerindo ações a curto e a longo prazo para a melhoria progressiva da Escola”, frisa o coordenador.

 

De acordo com o professor, com o aval de qualidade do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Educação Médica, o curso de Medicina da UPF passará a utilizar o relatório nos  processos de adequação e evolução do projeto pedagógico, bem como permite que os estudantes possam participar de cursos, estágios e processos de reavaliação de diplomas estrangeiros nas principais escolas dos Estados Unidos da América, do Canadá e da Europa, já que o Educational Commission for Foreingn Medical Graduates passou a adotar essa exigência para formandos a partir de 2023.

Escolas acreditadas

As escolas que receberam o selo de acreditação foram: Centro de Ensino Superior de Valença, Centro Universitário do Maranhão, Faculdade de Medicina de Petrópolis, Faculdade de Medicina do ABC, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade de Passo Fundo, Universidade Estadual do Amazonas, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita, Universidade Federal de São Paulo e Universidade Federal do Triângulo Mineiro.


Foto: Divulgação

Leia Também Idosa em situação de urgência não é atendida e morre no interior de Passo Fundo Confira os aprovados do Curso Técnico de Enfermagem HSVP Centro de Especialidades Odontológicas fará 350 atendimentos por mês HSVP recebe a visita do deputado Pedro Westphalen