Entenda o que é osteoporose e como prevenir

Compartilhe

Durante o quadro ‘Saúde em Debate’ desta quarta-feira, dia 12, Patric Cavalcanti conversou com o ortopedista Vinícius Canello Kuhn, responsável pelo Osteotrati, sobre a osteoporose e como se prevenir em relação à doença.

A osteoporose é uma doença silenciosa e se caracteriza pela fraqueza dos ossos que, na maioria das vezes, só é diagnosticada após a ocorrência de sintomas como fraturas.

A doença ainda não tem cura, porém, seu tratamento pode melhorar a qualidade de vida do indivíduo, diminuindo o risco de fraturas e de doenças associadas, sendo que uma de suas causas é a falta de vitamina D no organismo.

‘’Se a gente puder se prevenir antes da primeira fratura acontecer, seria o ideal.’’ orienta o ortopedista.

Vinícius indica, para mulheres a partir dos 65 e homens a partir dos 70 anos de idade, que não possuem nenhuma doença, não tomam medicamentos e não tem nenhum outro fator de risco, a realizarem o exame chamado densitometria óssea, que mostra como está a qualidade do osso.

Para pessoas que possuem doenças crônicas, como por exemplo, diabetes, tireoide, algum tipo de câncer, etc. é indicado fazer esse rastreio através da densitometria já a partir do 50 anos de idade.

Ouça o áudio da entrevista:

  • Saúde em Debate - Osteoporose

Leia Também Espírito Natalino espalhado pelos corredores do HSVP Idosa em situação de urgência não é atendida a tempo e morre no interior de Passo Fundo Confira os aprovados do Curso Técnico de Enfermagem HSVP Centro de Especialidades Odontológicas fará 350 atendimentos por mês