Unidade de Saúde da Prefeitura envolvida com a comunidade

Compartilhe

Buscando estreitar os laços com a população e estar presente no dia a dia da comunidade, as unidades de saúde da Prefeitura de Passo Fundo vêm realizando um trabalho diferenciado. É o caso da Unidade Básica de Saúde (UBS) Adriana Lírio, que fica na Vila Operária, que tem promovido uma série de atividades envolvendo a comunidade, tais como incentivo à alimentação saudável, o que foi feito em ação promovida na Escola Anna Willig. Com os alunos foi proposta uma atividade sobre alimentação industrializada, que teve como objetivo a educação em saúde, expondo a importância de alimentação saudável e os malefícios que os alimentos industrializados podem causar.

Além disso, os profissionais que atuam na unidade iniciaram uma nova turma do Grupo de Tabagismo para auxiliar pacientes a deixar de fumar de forma adequada. No primeiro encontro do grupo, realizado no dia 5 de setembro, foram distribuídos questionários a fim de conhecê-los para então elaborar atividades pensando nas particularidades de cada participante. A ideia é que ocorram sete encontros semanais, e cada encontro terá uma abordagem multiprofissional, contando com os preceptores e residentes das áreas de enfermagem, farmácia, nutrição, fisioterapia, além de acompanhamento médico.

Para os pacientes diabéticos e hipertensos, a atividade promovida é o Grupo Hiperdia, que se encontra quinzenalmente. Estes encontros têm como objetivo a educação em saúde do público-alvo, tratando de assuntos multiprofissionais, além de acompanhamento das condições de saúde de cada paciente. Neste último encontro foi abordado o tema de alimentação saudável, com dicas e orientações para aprimorar a rotina alimentar desses pacientes.

Grupo de Gestantes 
As atividades do grupo de gestantes ocorrem semanalmente na unidade básica, e tem como objetivo a educação em saúde e preparo destas gestantes durante a gestação e para o nascimento do bebê. São realizadas orientações com toda a equipe multiprofissional da unidade sobre alimentação saudável, cuidados posturais e de preparação para o parto, orientação medicamentosa, além da consulta de enfermagem com orientações sobre amamentação e cuidados em geral. 

Higiene bucal e corporal
O tema da higiene bucal e corporal foi o mote dos encontros realizados pelos profissionais da unidade com as crianças do Lar Emiliano Lopes e da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Amizade.

Com as crianças do Lar, a atividade teve como objetivo abordar o cuidado com a higiene corporal. Foram abordados temas como a lavagem correta das mãos, cuidados com a pele, higiene bucal e a importância do banho para a manutenção da saúde. Os participantes são crianças em vulnerabilidade social, que desenvolvem atividade extraclasse escolar.

Já na EMEI Amizade os encontros são realizados quinzenalmente, conforme cronograma elaborado juntamente com a direção, a fim de suprir as demandas por ela levantadas. Nesta semana, foi realizada atividade abordando a importância da higiene bucal. De forma lúdica, foi realizada a atividade trazendo a associação da alimentação com a escovação correta dos dentes.

Leia Também Vigilância Ambiental realiza Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti Calouros de Medicina recebem trote de crianças em tratamento oncológico Município entra com ação contra o Estado para cobrar repasse de verbas da saúde HSVP e UPF disponibilizam novas vagas para Residência Multiprofissional