Semana Farroupilha

Postado por: Isadora Fochi

Compartilhe

A Semana Farroupilha é, sem dúvidas, a semana mais ansiada por todos os gaúchos deste estado. Durante ela, inúmeras programações são planejadas para fazer com que seja ainda mais marcante e atraia cada vez mais gente, pra que assim também possa fazer o tradicionalismo crescer e ganhar uma maior percepção da sociedade.

O dia 20 de Setembro é tido como data magna no calendário do Rio Grande do sul. Mas junto com ele, uma gama de outras atividades são desenvolvidas nos 497 municípios desse estado. Acampamentos, almoços, jantas, gincanas, palestras, bailes e inúmeras outras programações acontecem durante a Semana Farroupilha, fazendo com que pessoas que não são totalmente ativas no tradicionalismo, passem a conhecer, ou pelo menos visualizar, o que o tradicionalismo prega, defende e preserva.

Inúmeras entidades se mobilizam, inclusive as escolas. Essas buscam levar aos seus alunos um pouco do que é a cultura, a história e a tradição do estado do Rio Grande do Sul. Certamente, do dia 14 de setembro, até o dia 20, o Rio grande do Sul se orgulha um pouco mais de tudo que possui. Durante esses dias, milhares e milhares de pessoas fazem do parque da Harmonia em Porto Alegre, o principal ponto de encontro, afinal, ali acontece o maior acampamento farroupilha do estado, que conta com uma programação muito bem elaborada e pensada para comemorar a semana que os gaúchos mais gostam.

Amanhã, 20 de Setembro, é feriado no Rio Grande. A Semana Farroupilha não deve ser vista somente por possuir tal feriado, mas sim por tudo que ela pode levar às pessoas e pela sua simbologia no imaginário rio-grandense. É uma oportunidade importantíssima para que aqueles que não conhecem o tradicionalismo, se sintam convidados a conhece-lo e quem sabe, a partir de então, participar dele.

Leia Também Pobreza de propostas em campanhas eleitorais Alimentos aquecidos a altas temperaturas e risco de câncer Armando, Nicanor e Itamar. Nossa Senhora Aparecida, clamamos por paz!