O político honesto e seu Fusca. Uma incrível história real.

Postado por: Júlio César de Medeiro

Compartilhe

Nesse tempo bicudo de campanhas políticas em que estamos imersos, onde candidatos a cargos públicos nos assediam acintosamente com propostas mirabolantes, promessas indecentes e que suas campanhas eleitorais são pautadas em ataques pessoais aos concorrentes. Nesse turbilhão de fake news que nos atingem por todos os lados e nos empurram cada dia para mais longe da verdade, no meio desse imenso mar de lama em que a política nacional se transformou, é um oásis a história que trazemos hoje.

Em 1963 a cidade paranaense de Campo Mourão elegeu como prefeito o Advogado Milton Luiz Pereira. Durante sua gestão, o município progrediu de maneira incrível com a construção de muitas escolas, estradas, redes de esgoto, bibliotecas, com o saneamento das contas públicas e a incomum transparência na administração pública com prestação mensal de contas, transmitida pelo rádio. A administração do Dr. Milton Luiz era irrepreensível, sua honestidade e dedicação à coisa pública eram notáveis e a população o tinha em grande conta.

Contudo, em 1967 o Dr. Milton renunciou ao cargo de prefeito para assumir a função de juiz federal. Mesmo em tão pouco tempo a frente da administração municipal, seus feitos foram tão relevantes que a população, ao saber de sua renúncia, decidiu homenageá-lo. A forma escolhida para a homenagem foi presenteá-lo com um carro. Detalhe: o Dr. Milton andava a pé, pois havia vendido o carro da família para honrar as próprias dívidas.

Como sempre havia deixado muito claro que nunca aceitaria nada em função de seu cargo público, ao saber da homenagem e do presente, exclamava que não poderiam ter feito aquilo com ele. Mas, entendendo que o presente era um gesto de gratidão e carinho da população da cidade, acabou aceitando.

O carro escolhido foi um VW Fusca 1967 que passou a ocupar lugar importante no coração do agora juiz federal. Marcus Pereira, filho do Dr. Milton, conta que na hora da entrega do presente, o Fusca não pegou e a população não teve dúvidas: embarcou o Dr. Milton e toda a família e os empurraram pela cidade, até a sua casa.

Desde então, a carreira jurídica do Dr. Milton Luiz progrediu na proporção de sua imensa capacidade, sendo que de juiz federal passou a desembargador e após foi ministro do STJ.

Mesmo alcançando tão alto grau na esfera profissional, o Dr. Milton teve como único carro e de uso diário o mesmo Fusca 67 recebido do povo de Campo Mourão. O besouro foi seu companheiro por ininterruptos 45 anos, até o seu falecimento em 2012.

Em 2017 a família e a administração de Campo Mourão concordaram em realizar uma exposição com o Fusca na sede da prefeitura, em honra à memória do Dr. Milton Luiz Pereira e para lembrar que a administração pública deve zelar pelo bem comum.

Ficam aqui as palavras ditas pelo Dr. Milton ao seu povo, quando renunciou:

“Saio principalmente com a consciência tranquila do dever cumprido. Trabalhei o que pude, não fiz mais porque talvez fosse impossível".

Em tempos de escassos exemplos de homens públicos honestos e dedicados, que a lembrança dos feitos do Dr. Milton seja luz para nossos atuais candidatos. Grande abraço.

 

Leia Também Pobreza de propostas em campanhas eleitorais Alimentos aquecidos a altas temperaturas e risco de câncer Armando, Nicanor e Itamar. Nossa Senhora Aparecida, clamamos por paz!