Semana Nacional do Trânsito e a importância de ações voltadas à mobilidade urbana

Postado por: Alcindo Neckel

Compartilhe

A semana do trânsito que ocorre no Brasil de 18 a 25 de setembro de 2018, também relembra a importância de considerar as ações positivas em prol da mobilidade urbana. No desenvolvimento dessas ações, possibilita-se o avanço da cidade em relação a fatores de sustentabilidade local e qualidade de vida dos citadinos.

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Mobilidade Urbana (NEPMOUR) da Faculdade Meridional – IMED, juntamente com bolsistas da escola politécnica de Arquitetura e Urbanismo (Laura Pasa Cambrussi, Milena Beneti Pereira, Carla Gabriela Zorzi, Tauana Bertoldi e Indiara Pinto Brezolin), com apoio da FAPERGS/RS e CNPq, mobilizam-se diariamente em pesquisas capazes de sugerir a construção de possíveis políticas públicas e intervenções, visando melhorar a mobilidade urbana local e regional.

Um desses fatores foi a consolidação do sistema “Passo Fundo vai de bici”, que conforme Saraiva et al. (2017), está se expandindo para novos pontos que facilitariam aos usuários em retirar e devolver as bicicletas, em outras regiões da cidade de Passo Fundo com potencial, e que ainda não possuem estações de bicicletas.

Nesse sentido, deve-se comemorar os avanços do município de Passo Fundo na mobilidade urbana. Mas ainda, necessita de melhorias, com segurança no trânsito e agilidade de fluxos, consequências significativas para a sustentabilidade da cidade, podendo trazer benefícios maiores para a população (KUNZ et al, 2017). 

Esses benefícios, quando alocados à população usuária, possibilita que a mesma venha a possuir melhores índices de qualidade de vida. A acessibilidade visa contribuir para o transporte público, com universalização da legislação para a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais (COSTA, 2008).

Nessa semana do trânsito percebe-se o empenho do município de Passo Fundo para proporcionar aos usuários melhorias na mobilidade urbana. O que pode fazer a diferença para próximos anos, já que a frota de veículos aumenta frequentemente.

Feliz e consciente semana do trânsito!

Leia Também Não incide IOF sobre fluxo financeiro em participação em sociedade “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz” Solução para o atraso Eleição Presidencial: A ecologia não é questão secundária!