Alunos da educação infantil imersos no mundo das artes

Compartilhe

Inspiradas pelo projeto da educação infantil baseado no artista Joan Miró, as professoras e direção da Escola Municipal de Educação Infantil Branca de Neve da rede de educação da Prefeitura de Passo Fundo vêm desenvolvendo uma série de atividades onde as crianças e o mundo das artes são os protagonistas. Uma delas teve seu resultado recentemente, com a pintura de quadros feita a várias mãos pelas crianças que estão na fase pré-escolar, com idades entre três e cinco anos.

Para isso, primeiramente os alunos entram em contato com a representação da obra original, que pode ser de algum livro ou ilustração impressa, quando então eles obtêm uma visão geral da pintura. Depois são feitas releituras individuais, que as crianças fazem em papel comum e com o uso de lápis de cor. Em seguida vem o olhar mais atento com as cores, com novas releituras onde começam a ser aperfeiçoados os traços e intensificadas as cores, primeiro com o uso do giz de cera, depois com a tinta guache e então com a tinta a óleo na tela, onde é feito o trabalho final, do qual todos participam, e que tem o objetivo de ficar o mais próximo possível do original.

A ideia do Projeto Miró é fazer com que os alunos da educação infantil tenham um aprendizado que tenha junto essa imersão no mundo das artes. É por isso que a pintura passa por todas as fases: do rabisco até a tela, passando por toda essa construção. No início do processo, cada um faz o seu desenho, sua releitura particular. Cada uma dessas etapas passa por muita visualização, pois os trabalhos sempre são expostos nas paredes da escola para que todos possam observar. E a partir dessa observação os alunos vão evoluindo o traço e a utilização das cores.

(Fotos: Divulgação/PMPF)

Leia Também Rede municipal de educação: nenhuma criança fora da escola Reitoria da UPF visita as Rádios Planalto Inicia o período de matrículas nas escolas da rede municipal Período de férias favorece surgimento de vagas de estágio