Física na Praça terá nova edição

Compartilhe

A física vista de outro ângulo, com uma percepção diferenciada, interativa e lúdica. Assim é o “Física na Praça”, um evento aberto à comunidade no qual os acadêmicos do curso de Física da Universidade de Passo Fundo apresentam alguns equipamentos construídos nos laboratórios do curso, relacionando os fenômenos físicos observados nos experimentos e as situações cotidianas do público presente. O evento, que ocorre uma vez ao ano, já tem data marcada para acontecer: será no dia 30 de outubro, na praça da Mãe, em frente à Escola Fagundes dos Reis. As atividades iniciam às 19h e seguem até as 22h30min, são gratuitas e abertas a toda a comunidade. 

Para o coordenador do curso de Física da UPF, professor Dr. Jucelino Cortez, o caráter lúdico e a interação da comunidade com as atividades experimentais fazem desse evento educacional um acontecimento que atrai famílias e estudantes das escolas do município e da região, cativando crianças e jovens em torno de uma ciência que muitas vezes não é bem recebida pelos estudantes do ensino fundamental e médio. “O grande diferencial do evento é a oportunidade de pessoas da comunidade interagirem com os experimentos, sejam elas estudantes ou até leigos em conhecimentos científicos, tornando-se protagonistas nas experimentações, bem como o interesse e a satisfação dos graduandos do curso em discorrer sobre cada equipamento”, afirma ele, considerando que, nas explicações de cada experimento, os acadêmicos ultrapassam as barreiras impostas pelas disciplinas, convergindo para um ensino contextualizado e pleno.


Foto: Luiz Carlos Carvalho (Arquivo/Rádio Planalto)

Leia Também Idosos alunos da Oficina de Literatura lançam livro de contos e poemas Capes aprova doutorado em Bioexperimentação na UPF Cantata Natalina: até 2019 Atendidos pelo Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes celebram o nascimento do Deus menino